Coronavírus: Procon Fortaleza lança ferramenta de negociação de dívidas pelo WhatsApp

27/04/2020 - Silmara Cavalcante

A ferramenta “Negocie Procon” já está disponível a partir de hoje (27), para negociação com dez empresas

Fachada do Procon

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) lançou, nesta segunda-feira (27), uma ferramenta de negociação de dívidas por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”. A ferramenta “Negocie Procon” vai possibilitar que o consumidor possa resolver problemas financeiras durante a pandemia do coronavírus sem precisar sair de casa. Somente consumidores residentes na Capital podem participar, devido a área territorial de atuação do Procon Fortaleza.

Pelo menos 10 empresas já aderiram ao novo formato de conciliação. São operadoras de telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito e ainda concessionárias de água e de energia elétrica.

A ferramenta “Negocie Procon” já está disponível pelos números de WhatsApp (85) 98439-6661 e 98896-8888 e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

O Procon pede ao consumidor que, ao entrar em contato pelo WhatsApp, descreva seu problema e se identifique com dados pessoais do titular da dívida, como CPF, RG e endereço. Caso seja necessário, o Procon solicitará outros dados.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a nova ferramenta permite agilidade e comodidade. “As empresas que aderiram já se comprometeram a atender os problemas dos consumidores com maior rapidez e resolutividade”, explicou.

O representante comercial Roberto Morais achou a iniciativa interessante e disse que vai procurar o serviço para negociar dívida com banco, mas chamou a atenção para a segurança dos dados disponibilizados.

“É preciso que as informações que a gente enviar sejam tratadas com muita segurança para esses dados não caiam em mãos de golpistas”, disse Roberto.

Sobre a segurança dos consumidores ao usar essa ferramenta, a assessoria do Procon esclarece: “partindo do principio da operação, nenhum consumidor irá receber mensagem do Procon, então, se receber, não foi o Procon que mandou, não forneça seus dados. É o consumidor que fornece o dado inicial, não tem como o consumidor passar por uma situação de fraude. Os dados do consumidor destinado ao Procon são altamente sigilosos.

Empresas participantes do “Negocie Procon”

Concessionárias:

• Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece)
  • Enel Distribuidora do Ceará (Enel)

Bancos e financeiras:

• Bradesco