Humanização: IJF intermedia videochamadas entre familiares e pacientes internados com Covid-19

24/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A iniciativa teve início no último dia 17 de abril e vale para pacientes que estiverem em condições de falar

Desde o último 17 de abril, pacientes internados em tratamento da Covid-19 no Instituto Doutor José Frota (IJF) 2 podem se comunicar com suas famílias por meio de chamadas de vídeo. Funciona assim: em acordo com os familiares e somente se o paciente estiver em condições de falar, equipes interdisciplinares do IJF montam um suporte móvel com um tablet conectado à Internet ao lado do leito do internado e estabelecem a chamada.

Jandira, como é chamada a ferramenta em homenagem a uma notória servidora do hospital, foi idealizada por Raquel Pessoa de Carvalho, integrante da equipe clínica do IJF. Segundo a profissional, as videochamadas possibilitam ao paciente uma melhor recuperação da doença e garantem aos parentes uma forma segura de acompanhar a evolução clínica dos internados.

Vídeo divulgado pelo IJF

Num dos vídeos divulgados pelo IJF para apresentar a iniciativa, uma paciente conversa com um integrante da família e dá a ele atualizações sobre seu estado de saúde. “Eu tô quase de alta, viu? Quase”, ela diz, completando que “falta terminar os antibióticos”. A mesma paciente, em outro vídeo, diz que ficou muito emocionada com a videochamada e que conseguiu falar até com um filho que mora em Pernambuco. “Nunca vou esquecer”, concluiu.

“É preciso entender que o apoio familiar é muito importante para a recuperação dos pacientes e que os pais, filhos e irmãos também acabam sendo usuários do hospital, já que precisam da atenção dos nossos profissionais, principalmente numa situação tão crítica como esta que passamos, para o esclarecimento de dúvidas e tranquilização”, justificou Raquel Pessoa.

Jandira foi projetada por equipes dos setores de manutenção e tecnologia da informação do IJF. “Funcionários de todos os setores do hospital, não só da assistência direta, estão somando forças para o combate à Covid-19”, garantiu Edleno Matos, chefe do setor de T.I.

Reportagem: Luana Severo

Foto: IJF