Lives são utilizadas por vereadores para levar informações às comunidades

23/04/2020 - Rochelle Nogueira

Na era digital, onde a tecnologia está cada vez mais presente nas vidas das pessoas, as lives se tornaram um canal de informação e interação entre os indivíduos. Os vereadores de Fortaleza estão realizando as transmissões para levar cada vez mais informações de qualidade aos cidadãos.

Durante esse período, a Câmara Municipal de Fortaleza e seus parlamentares vem utilizando as redes sociais como uma ferramenta de integração com a população. Os vereadores levam para as regiões onde moram e para as comunidades que atuam informações sobre o momento enfrentado pela cidade, cuidados e medidas de prevenção, e temáticas relacionadas a vida.

E para uma melhor interação os vereadores realizam lives, além de convidados, que falam sobre temáticas diversas e que reforçam o poder da informação neste momento. Eles têm realizado inúmeras transmissões, quase que diariamente nas redes sociais, deixando o cidadão conectado com tudo que acontece na cidade.

“As lives tem sido um mecanismo importante de conversa e aproximação das pessoas nesse período de isolamento social. E os convidados, cada um na sua área, trazem um tema importante para a vida das pessoas nesse momento de pandemia”, atentou o vereador Gardel Rolim (PDT).

“Nosso mandato, eu e minha equipe, temos uma rotina com a realização semanal de vídeos ao vivo pelas redes sociais. Diante deste quadro de isolamento em decorrência do coronavírus, vejo que lives cumprem ainda mais o seu papel em nos manter conectados numa distância física que é aliviada pelos encontros virtuais. Eu realizo por exemplo todas as noites de quinta-feira, o programa ‘Dialogando’ ao vivo no Facebook, no qual recebo convidados para conversar sobre temas pertinentes no debate social. Durante a quarentena as edições estão sendo feitas todas por videoconferência, com a participação ativa do pessoal nas caixas de comentários contribuindo para o diálogo. As lives são ferramentas agregadores de ideias, afetos, e também plataforma poderosa para mobilização, por isso acho uma tendência que cada vez mais se consolida na comunicação de todos nós”, disse Evaldo Lima.

“Em tempo de pandemia a utilização das redes sociais têm sido maior, mais intensa, e a live é um canal de comunicação importante principalmente da classe política com a população. Eu particularmente tenho utilizado para levar informações, para tirar dúvidas sobre benefícios, para orientar a população, principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade que tem tido mais dificuldade de acessar o benefício e que não tem conseguido trabalhar, não tem conseguido renda. Então eu acredito que é um canal extremamente importante e que deve ser utilizado após esse momento de pandemia”, Iraguassú Filho (PDT).