Covid-19: pessoas com sintomas leves devem ir aos postos de saúde

23/04/2020 - Ana Clara Cabral

Prefeitura adquire oxímetros para identificação precoce de pacientes com sintomas leves do novo Coronavírus ainda nos postos de saúde.

Posto de saúde Casemiro José de Lima Filho

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, através de live em suas redes sociais, a mudança de protocolo no sistema público municipal de saúde. A Prefeitura adquiriu oxímetros de pulsos para que postos de saúde façam a identificação precoce de pacientes ainda com sintomas leves. A distribuição dos equipamentos já começou a ser feita.

“Estudos científicos têm indicado que mesmo pacientes com sintomas bem leves podem ter algum tipo de comprometimento pulmonar (insuficiência respiratória). A identificação precoce ainda nas unidades de atenção primária de saúde pode ajudar a mudar o prognóstico do paciente”, afirmou Roberto Cláudio.

Ele aproveitou para explicar que o oxímetro de pulso é um equipamento simples que identifica a saturação do oxigênio no sangue. “Isso permite saber se o pulmão do paciente já tem algum grau de sofrimento para interná-lo precocemente, antes que o caso agrave”, disse.

Saiba identificar os sintomas:

Foto: Érika Fonseca