Covid-19: Governo do Ceará lança edital para ampliação de leitos na rede hospitalar

23/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Edital estadual pretende contratar até 500 novos leitos. De acordo com a SMS, no que diz respeito somente à rede municipal, a Fortaleza deve ter, até o fim de maio, 589 leitos disponíveis para tratamento dos infectados pelo novo coronavírus

O Governo do Ceará abriu na última quinta-feira, 22, edital para a contratação temporária de até 500 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos nas redes privada e filantrópica de Fortaleza e Região Metropolitana. O investimento é para ampliar a assistência exclusiva aos infectados pela Covid-19, que avança, especialmente, sobre as regiões mais periféricas da Capital. Até então, Fortaleza tem mais de 3,6 mil casos confirmados da doença.

Na última terça-feira, 21, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou que o Estado já está se aproximando do limite da capacidade de leitos exclusivos existentes — são 336, no total. Até às 21 horas de ontem, 22, a taxa de ocupação dos leitos estaduais de UTI, só em Fortaleza, segundo o Governo, já era de 83%.

Foto: Mateus Dantas

Sobre os investimentos do Estado na abertura e adaptação de leitos de UTI, Camilo comentou a aquisição de “dois hospitais privados (Leonardo da Vinci e Batista) que estavam fechados” e a ampliação de leitos dos hospitais HGF, Albert Sabin e César Cals, em Fortaleza.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS), no que diz respeito somente à rede municipal, a Capital deve ter, até o fim de maio, 589 leitos disponíveis para tratamento dos infectados pelo novo coronavírus. As estruturas estão distribuídas no Hospital de Campanha montado no estádio Presidente Vargas, no Instituto Doutor José Frota (IJF) 2, em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Infantil Filantrópico Sopai.

Ainda conforme a SMS, 102 leitos comuns, de enfermaria, estão prontos para funcionar no Hospital de Campanha — atualmente, 48 pacientes estão internados no equipamento. A previsão é de que mais 102 leitos passem a funcionar até domingo, 26, e que as estruturas possam ser adaptadas para UTI de acordo com a necessidade observada pela equipe técnica.

Hospital de Campanha anexo à Upa Vila Velha – Foto: Érika Fonseca

Sobre os leitos das UPAs, que atendem a pacientes com quadro gripal de baixa e média complexidade, com sintomas e quadros virais sugestivos da Covid-19, a Prefeitura informou que as estruturas estão 90% ocupadas. Já no IJF 2, a taxa de ocupação das vagas de UTI destinadas exclusivamente a pacientes com Covid-19 está em 93,18%.

Sobre o edital do Governo do Ceará

O chamamento público pretende contratar por até seis meses — podendo haver prorrogação — até 500 leitos de UTI para adultos em situação grave com suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19, sendo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e referenciados e regulados pela Secretaria da Saúde. O edital também contempla leitos clínicos de retaguarda pós-UTI. Interessados podem enviar propostas até 27 de abril.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dantas