Covid-19: Ceasa torna obrigatório o uso de máscaras para funcionários e permissionários

23/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Diversas medidas vem sendo tomadas, inclusive a pulverização de veículos que entram na Central nos dias de grandes feiras.

Movimentação CEASA

A maior central de distribuição de verduras, frutas e hortaliças do Ceará, a Ceasa, seguindo as determinações do Decreto Estadual nº 33.544, de 19 de abril de 2020, anunciou novas medidas de segurança em seus entrepostos para evitar o alastramento do coronavírus. Os locais recebem diariamente uma grande quantidade de pessoas em busca de produtos frescos e melhores preços. O presidente da Ceasa, Maximiliano Quintino, disse que a Central já vinha tomando medidas de combate a proliferação do coronavírus dentro dos entrepostos (Maracanaú, Tianguá e Barbalha) e agora está ampliando os cuidados diante da curva ascendente de casos no Estado.

Movimentação CEASA
Foto: Érika Fonseca

Entre as medidas já realizadas, está a pulverização de solução de hipoclorito de sódio em todos galpões e plataformas e a higienização de todas áreas comuns da Ceasa com caminhões pipa, que borrifam uma solução enriquecida em cloro, duas vezes por semana. Ele destacou a celebração de novas parcerias, como por exemplo, com a vigilância sanitária de Maracanaú, que cede equipamentos e equipes nos dias de segunda e quintas-feiras, quando ocorrem as grandes feiras.

“Nesses dias, montamos uma barreira sanitária na entrada da Ceasa e fazemos uma pulverização em todos os veículos que estão entrando no local. Estamos completamente atentos a todas as orientações emanadas pelo governador Camilo Santana e determinamos as obrigatoriedades, dentro dos entrepostos, do uso de máscara de proteção, para todos os permissionários e empregados. Os permissionários, também, terão que evitar aglomerações dentro do mercado e disponibilizar álcool gel para seus clientes”, frisou.

Video informativo divulgado para os permissionário da Ceasa

A Ceasa está fazendo a distribuição de máscaras para todos os funcionários da administração, bem como de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) para todos os funcionários que trabalham no mercado da central de abastecimento e orientou a todos os permissionários que façam o mesmo com seus funcionários.

Maximiliano ressaltou que a recomendação é que seja respeitado o distanciamento mínimo entre as pessoas, de acordo com as recomendações expedidas pelas autoridades de saúde. Além disso, a Ceasa está ampliando junto aos seus permissionários, empregados e usuários, o nível de informações sobre a Covid-19, com a realização de campanha educativa em seus três entrepostos, com cartazes, banners, faixas e carro de som, divulgando informações, principais sintomas, formas de transmissão, prevenção e combate à Covid-19.

Está também disponibilizando vídeos em suas redes sociais, com orientações sobre como higienizar lojas, boxes e módulos, bem como informando sobre todas as medidas a serem adotadas para quem trabalha na central de abastecimento. O próprio presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, também divulgou um vídeo sobre as medidas adotadas desde o início da pandemia dentro dos seus entrepostos como prevenção e combate ao alastramento da coronavírus.

Outras medidas adotadas:

* Criação de um comitê para acompanhar o cumprimento de todas as medidas adotadas e para elaborar novas ações de combate ao novo coronavírus.

* Determinou à Cepark, empresa que administra o estacionamento da Ceasa- CE, que equipasse todo o seu pessoal (em especial os que ficam na entrada e saída da central de abastecimento) com máscara, luvas e álcool gel, evitando, assim, que as pessoas que entram ou saem precisem tocar no totem que libera o ticket.

* Ampliou a disponibilização de banheiros do tipo contêineres, intensificando a higienização com a ampliação da disponibilização de produtos de higiene, como sabão líquido e álcool em gel em todos os banheiros do mercado e na recepção do prédio administrativo.

* Reabertura do banheiro público, completamente reformado para os usuários, que podem usar gratuitamente.

* Instalação de diversas torneiras no mercado, para facilitar a higienização das mãos.

* Proibição da entrada nos entrepostos de menores de 14 anos de idade e vendedores ambulantes, exceto merendeiras previa e regularmente cadastradas e identificadas com crachá.

* Colocou em serviço domiciliar todos os funcionários da Ceasa-CE que estejam no grupo de risco (acima de 60 anos, diabéticos e portadores de doenças crônicas). A Ceasa-CE orientou a todos os permissionários que fizessem o mesmo com seus funcionários.

* A Ceasa-CE, por meio do Ofício Circular nº 03/2020, prestou todas as orientações necessárias aos permissionários e autorizados da central de abastecimento, bem como orientou aos mesmos que incentivassem as vendas por telefone e por meio eletrônico, para que a ida ao entreposto seja somente em caso estritamente necessário.

Fotos: Érika Fonseca