Covid-19: Anvisa não autoriza venda de testes rápidos em farmácias do Ceará

23/04/2020 - Anna Regadas

A Secretaria de Saúde do Ceará solicitou a liberação devido ao número de casos registrados no Estado. A Anvisa não autorizou, mas informou que a medida está sendo avaliada.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) encaminhou ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando a autorização para a implantação de testes rápidos da Covid-19 em farmácias do Ceará. A medida, no entanto, não foi autorizada pela Anvisa.

Em nota a Sesa ressaltou que a solicitação feita à Anvisa/ Ministério da Saúde para examinar a possibilidade da liberação no Ceará, aconteceu devido ao crescimento do número de casos da Covid-19, registrados no Estado. A resposta da Anvisa conforme a Secretaria da Saúde do Ceará, foi para que a secretaria aguardasse a decisão da Diretoria Colegiada da Agência.

Atualmente a regulação federal existente não permite que os testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 sejam comercializados em farmácias.

A assessoria de imprensa da Anvisa esclareceu que até o momento, os produtos registrados na Agência para diagnóstico de Covid-19 são exclusivos para uso profissional. Não havendo portanto, auto-testes regulamentado pelo órgão.

Sobre a possibilidade de realização de testes em farmácias e drogarias, a assessoria informou que a medida está sendo avaliada pela Anvisa. E que o tema, quando analisado, precisará ser deliberado pela Diretoria Colegiada da Agência.

Foto: Mateus Dantas