Coronavírus: a população deve redobrar os cuidados com a higiene bucal

23/04/2020 - Rochelle Nogueira

O vereador Dr. Porto (PDT) dá dicas ao fortalezense de como manter uma boa saúde bucal em tempos de coronavírus.

Algumas atividades realizadas no dia a dia ajudam no combate ao novo Coronavírus. Limpeza da casa com água sanitária, lavar bem as mãos com sabão, passar álcool em gel, limpar bem as superfícies com álcool 70%, todas elas fazem parte de um conjunto de ações para o combate à proliferação da pandemia. No entanto, a higiene pessoal também precisa ser reforçada neste período e a bucal é uma das mais importantes.

O vereador Dr. Porto (PDT), que é cirurgião-dentista, faz uma alerta à população para importância de manter uma boa saúde bucal. O parlamentar reforçou que a boca é a porta de entrada para o acometimento de muitas doenças e, dentre elas, está o Coronavírus. “Neste momento é imprescindível a limpeza das mãos, pois quando o indivíduo não tem boa higienização, não lava bem as mãos e coloca elas na boca, esse contato torna-se a porta de entrada de muitas mazelas no organismo. Por exemplo, se a pessoa não escovar bem os dentes, isso pode acarretar na entrada do vírus para o pulmão e isso pode fazer com que o indivíduo tenha uma pneumonia”, disse Dr. Porto.

Assista ao vídeo gravado pelo vereador Dr. Porto sobre o tema:

Porto adverte para a importância da escovação e citou outras ações que podem melhorar a saúde bucal e consequentemente a saúde como um todo. “Todo cuidado é pouco com a escovação. O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, não compartilhar escova e o uso do limpador de língua. É o momento da gente cuidar da nossa saúde, porque cuidando da saúde bucal você tá cuidando também da saúde geral. A boca é a porta de entrada de muitos microrganismos, então muito cuidado. Uma boa higiene é essencial para quem quer, não só em época de Coronavírus, manter uma vida saudável”, destacou.

Foto de arquivo pessoal

“Existe uma correlação entre a saúde da boca e a saúde geral, cuidar da higiene oral é fundamental diante de uma doença que agride a imunidade. É importante lembrar da higiene das mãos e limpeza de escova, pasta e fio dental antes da escovação. Neste período de pandemia, outra observação refere-se às idas ao dentista, elas devem acontecer apenas em casos de urgência e emergência, haja vista, o alto risco de contaminação cruzada”, corroborou Mário Hercílio, cirurgião-dentista.

Foto de arquivo pessoal

Para Raquel Barbosa, mãe do Thiago Filho de 12 anos e Thaís Barbosa de 6, esse período de isolamento social é a hora de reforçar os cuidados com a higiene bucal das crianças. “Todo cuidado é pouco quando falamos da saúde de nossa família. A escovação faz parte da rotina sempre após cada refeição”, comentou.