Aposentados e pensionistas começam a receber 13º do INSS nesta sexta (24)

23/04/2020 - Ana Clara Cabral

A medida emergencial do Governo Federal visa diminuir o impacto na economia causado pela pandemia do novo Coronavírus.

A partir desta sexta-feira (24), população assegurada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberá a primeira parcela do 13º. O depósito será feito entre 24 de abril a 8 de maio para aqueles que recebem um salário mínimo. Pessoas com renda mensal acima do piso nacional receberão entre 4 e 8 de maio.

As datas seguirão a Tabela de Pagamento 2020, de acordo com o número final do benefício . A segunda parcela do abono anual deve ser antecipada para maio.

Como consultar?

  • Tenha em mãos o número de seu benefício;
    A numeração segue um padrão único de 10 dígitos, por exemplo: (NB): 999.999.999-9;
  • O número a ser observado será o que se encontra em vermelho, ou seja, o penúltimo algarismo;
  • Além dessa informação, também é necessário observar se o benefício é de um salário mínimo ou acima dele.

O adiantamento do 13º de aposentados e pensionistas cadastrados no INSS é uma das medidas emergenciais do Governo Federal para amenizar o impacto na economia causado durante a pandemia da Covid-19 no país.

De acordo com o INSS, em todo o país, 35,6 milhões de pessoas receberão seus benefícios este mês. Na economia do Brasil, ao todo, será injetado o valor de R$ 71,7 bilhões. No Ceará, o total pago pela Previdência Social será de mais de R$ 2,4 bilhões.

Quem tem direito ao 13º?

A pessoa que recebeu, durante o ano, benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Caso haja interrupção programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.

Quem não tem direito?

Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Foto: Reprodução