Todos com Máscara: Prefeitura inicia distribuição para alunos da rede municipal

20/04/2020 - Rochelle Nogueira

Como a recomendação do Ministério da Saúde para uso indiscriminado de máscara pela população, a Prefeitura de Fortaleza lançou o projeto Todos com Máscara, que iniciou nesta segunda-feira, 20, a entrega de máscaras de tecido para os alunos da rede municipal. O projeto conta com a parceria de costureiras autonômas e microempresas do setor de […]

Entrega de cestas básicas e máscaras pela prefeitura de Fortaleza aos alunos das escolas municipais

Como a recomendação do Ministério da Saúde para uso indiscriminado de máscara pela população, a Prefeitura de Fortaleza lançou o projeto Todos com Máscara, que iniciou nesta segunda-feira, 20, a entrega de máscaras de tecido para os alunos da rede municipal. O projeto conta com a parceria de costureiras autonômas e microempresas do setor de confecção, credenciadas conforme o Edital nº 5336/2020.

Um das primeiras unidades escolares à receber a ação foi a Escola Municipal Professora Edith Braga, no bairro Aerolândia. A entrega nas escolas segue até o dia 27 de abril com a distribuição gratuita de 880 mil máscaras juntamente com os 231 mil kits de alimentação para os alunos da rede municipal.

Etapas da distribuição do Todos com Máscara

Na segunda etapa, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, serão distribuídas mais 270 mil máscaras para os beneficiários do Programa Comida em Casa e para os taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo. Outros grupos que também terão acesso são as pessoas em situação de vulnerabilidade, guardas municipais, policiais, profissionais da limpeza urbana, agentes de cidadania e população em geral com a distribuição de mais de 3 milhões de máscaras. Em maio será feita a disposição dos produtos de proteção em todos os terminais de ônibus da cidade e nos órgãos administrativos da Prefeitura. A distribuição ocorrerá na medida em que as máscaras forem entregues pelos profissionais de costura e microempresas credenciadas.

Projeto Todos com Máscara

Foto de arquivo pessoal.

Uma das selecionadas no projeto Todos com Máscara foi a costureira Francisca Celiane Monte, 35 anos, moradora do bairro Bom Jardim. Para ela, a renda com a confecção das máscaras em tecido vai ajudar a família neste período. “Vai me ajudar em tudo, pois trabalho em casa com minha mãe costurando e no momento estávamos paradas, sem nenhuma renda, então para mim veio em boa hora. Além disso, fico feliz em saber que fiz parte dessa luta e poder ajudar um pouco que seja já é muito gratificante”, ressaltou Celiane informando que todo o material para a produção já foi entregue pela Prefeitura de Fortaleza, com o prazo de 10 dias para a confecção de 900 máscaras.

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), o resultado final e convocação do Projeto Todos com Máscara. O objetivo é fomentar a atividade de confecção de máscaras em Fortaleza. Por meio de credenciamento, as inscrições ocorreram dos dias 05 a 07 de abril de 2020 e teve um total de 5.217 inscritos. Destes, 1.690 profissionais de costura foram classificados, com um cadastro reserva de 114 pessoas, e 30 microempreendedores individuais e microempresas, com uma empresa no cadastro reserva.

Confira a lista dos selecionados
👉 todoscommascara.fortaleza.ce.gov.br

Com prioridade para os bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-b), foram credenciados costureiros e empresas de 81 bairros de Fortaleza, que já estão recebendo, o material (tecido, linha e elástico) necessário para a produção das máscaras. Como fonte de renda, os selecionados receberão R$ 400,00 (profissionais de costura) e R$ 16.930,00 (microempresas e microempreendedores).

Em contrapartida, a Prefeitura pretende receber 3 milhões de máscaras de tecido, por parte dos participantes do projeto. O insumo será utilizado para conter o avanço do novo coronavírus e vai atender a demanda da população mais carente da cidade.

Os recursos destinados ao Projeto Todos com Máscara têm o valor de R$ 1.183.900,00 oriundos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE). A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova). A ação também conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Fundação Edson Queiroz/Universidade de Fortaleza e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará).

Foto: Érika Fonseca.