Proteção alimentar: alunos da rede municipal recebem segundo lote de cestas básicas

20/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O cronograma de entrega será realizado pela direção de cada unidade escolar, informando aos pais o horário e a data para a retirada do kit. Os alunos também receberão máscaras produzidas pelo projeto Todos de Máscara

Entrega de cestas básicas e máscaras pela prefeitura de Fortaleza aos alunos das escolas municipais

A Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta segunda-feira, 20, a segunda etapa da entrega dos kits de alimentação para os 231 mil alunos da rede municipal de ensino. A ação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza tem o objetivo de complementar a alimentação dos alunos, durante o período de suspensão das aulas, em decorrência do enfrentamento da pandemia do coronavírus.

A cesta básica já é esperada pela família da pequena Eloísa de apenas 1 anos e 4 meses, aluna da Creche Maria de Carvalho Martins II, no bairro Serrinha. Elisson Brito, pai de Eloísa , agradece o apoio do poder público neste momento e que a ajuda chega em boa hora. “Recebemos o kit de alimentação mês passado e a creche já nos informou que receberemos outro kit essa semana. Eu acho muito humano da Prefeitura nos ajudar com essa cesta básica”, pontuou.

Os kits ofertados aos alunos acompanham gêneros alimentícios compostos por carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Cada kit contém: 1kg de açúcar, 2 kg de arroz branco, 1 pacote de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1kg de feijão, 1 garrafa de óleo de soja, 1 kg de sal, 1 kg de farinha de mandioca, 1 pacote de farinha de milho e uma caixa com 12 ovos.

Distribuição de cestas básicas na Escola Municipal Professora Edith Braga, no bairro Aerolândia – Foto: Érika Fonseca

Segundo a SME, o benefício é individual e é assegurado para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando creches conveniadas, Centros de Educação Infantil e escolas. A distribuição dos kits acontecerá nas unidades escolares, obedecendo um cronograma elaborado pela direção da escola, na qual entra em contato com as famílias para comparecer à unidade escolar, onde o aluno está matriculado, no dia e horário marcados pela direção, assim evitando aglomerações.

Todos de Máscara

Junto com o kit alimentação, os alunos também receberão as máscaras de tecido produzidas pelo projeto Todos de Máscara, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma das primeiras escolas que iniciaram o trabalho foi a Escola Municipal Professora Edith Braga, no bairro Aerolândia. O Todos de Máscara irá distribuir 3 milhões de máscara até o final do mês de maio, contando com o apoio de costureiras e empresas do setor têxtil credenciadas pela Prefeitura de Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca