População dispõe de nova plataforma para dúvidas sobre a Covid-19

20/04/2020 - Ana Clara Cabral

“Doutor Saúde” é o novo assistente virtual lançado pela Prefeitura de Fortaleza para auxiliar cidadãos que buscam informações personalizadas sobre o novo Coronavírus.

Através da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da parceria com a Universidade de Fortaleza, a Prefeitura criou o assistente virtual “Doutor Saúde”. Por meio de inteligência artificial, a plataforma auxilia a população no esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19.

O acesso pode ser feito dentro do Canal do Coronavírus (o botão no lado direito inferior) ou diretamente, clicando aqui. Ao abrir, automaticamente um chat é criado. As respostas acontecem à medida que são escolhidas as opções, começando por “verificação de sintomas e encaminhamento” ou “outras informações oficiais”.

De acordo com a Prefeitura, a ferramenta é uma estratégia que ajuda a manter a população bem informada, além de saber como proceder caso haja agravamento dos sintomas mais frequentes da doença. Neste caso, “Doutor Saúde” pode indicar a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima de onde o cidadão esteja.

O assistente virtual tem informações baseadas na Organização Mundial da Saúde e foi desenvolvido com a ajuda dos profissionais do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), da Universidade de Fortaleza (Unifor), e do Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tenológico (Funcap).