Covid-19: Prefeitura de Fortaleza divulga boletim epidemiológico semanal

20/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Dados ficam disponíveis em portal da Prefeitura que reúne informações sobre o coronavírus

Movimantação de pessoas e comércio na periferia

A Prefeitura de Fortaleza se comprometeu a divulgar semanalmente boletins epidemiológicos sobre a Covid-19 na Capital. O intuito do executivo municipal é dar transparência e detalhamento aos dados para que a sociedade civil tome conhecimento do avanço da doença. O primeiro relatório foi publicado no dia 15 de abril em coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.

Informações um pouco menos detalhadas sobre o contágio por coronavírus em Fortaleza já eram divulgadas diariamente pelo Governo do Ceará. O que muda, agora, com os boletins municipais, é que as pessoas podem saber a distribuição dos casos e dos óbitos por bairro de residência dos pacientes. “Queremos chamar atenção, no boletim, de que a Covid-19 já está presente em todos os bairros”, ressalta a secretária municipal da Saúde, Joana Maciel.

Segundo a secretária, por mais que o movimento entre bairros tenha diminuído por causa do decreto que estabelece o isolamento social, “em alguns locais, o movimento intra bairro está, ainda, muito elevado”, o que facilita a proliferação do coronavírus e aumenta o contágio. “A vacina, neste momento, é ficar em casa. Sair, só em casos estritamente necessários”, disse a gestora, lembrando que não há, ainda, vacina ou medicamento que previna a Covid-19.

Joana também faz um apelo aos que compõem o grupo de risco. “Se você é maior de 60 anos ou tem alguma doença crônica, precisa procurar um dos nossos serviços de saúde o mais precocemente possível. Se tiver qualquer sintoma gripal, tosse, obstrução nasal, febre, qualquer que seja o sintoma”, pede a gestora.

Site IntegraSUS
Foto: Érika Fonseca

Até 17 horas desta segunda-feira, 20, o Integra SUS, do Governo do Ceará, havia contabilizado 3.487 casos confirmados de infecção por coronavírus no Estado, sendo 2.839 só em Fortaleza. O atual número de óbitos, segundo o sistema, é 206 — 164 só na Capital.

Conforme levantamento feito pela Prefeitura e divulgado hoje, em live, pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), os bairros Meireles, Aldeota, Cocó, Fátima, Dionísio Torres, Guararapes, Mucuripe, Papicu, Vicente Pinzon, São João do Tauape, Barra do Ceará, Joaquim Távora, Jangurussu, Passaré e Pici têm, até então, liderado o número de casos confirmados na Cidade.

Saiba onde você pode acompanhar as estatísticas da Covid-19 em Fortaleza e no Ceará:

www.coronavirus.fortaleza.ce.gov.br
www.integrasus.saude.ce.gov.br
www.covid.saude.gov.br

Assista ao comentário da secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, sobre a divulgação dos boletins epidemiológicos semanais:

Reportagem: Luana Severo

Foto: Érika Fonseca