Hospital de campanha no PV inicia tratamento de pacientes com coronavírus

18/04/2020 - Silmara Cavalcante

A unidade hospitalar contará com 204 leitos até o dia 24 de abril para o atendimento de pacientes com a Covid-19

O Hospital Emergencial no Estádio Presidente Vargas (PV) entregou o primeiro bloco com 51 leitos para receber os pacientes em tratamento nas UPA’s da cidade precisando de leitos especializados em coronavírus. Entres os que estão operação, 10 leitos tem respiradores mecânicos. No local o prefeito Roberto Cláudio concedeu entrevista coletiva na tarde deste sábado, 18, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), da secretária Municipal de Saúde, Joana Maciel e do secretário de Governo, Samuel Dias.

O prefeito garantiu que nesta segunda-feira, 20 de abril, outros 51 leitos estarão prontos e na sexta, 24 de abril, o total de 204 leitos estarão entregues para atender os pacientes acometidos pela Covid-19. Roberto Cláudio disse ainda que o Município está preparando para entregar em maio, outros 132 leitos como prevenção ao pico da pandemia.

“Os leitos do Hospital de Campanha são para pacientes não graves, mas caso haja agravamento do estado dos pacientes poderão ser revertidos em leitos para pacientes graves com o atendimento necessário”, disse o prefeito.

A secretaria Joana Maciel salientou que “o isolamento social precisa ser mantido e ampliado”. Afirmou ainda que “a curva de casos só não está exponencial e se mantém linear pelas providências antecipadas tomadas pelo governador do Ceará, Camilo Santana e, pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio”.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), afirmou que “o Parlamento da Capital continuará a se reunir em sessões remotas para aprovar as leis necessárias às medidas que a Prefeitura precisar tomar para salvar vidas durante à pandemia”. Antônio Henrique, durante a entrevista coletiva, pediu ao prefeito e à secretária de Saúde que garanta comunicação e informações dos pacientes isolados às famílias. “Muitas pessoas estão preocupadas com este detalhe, pois podem ter pai, mãe, esposa, um filho internado e precisam saber do estado de saúde do ente querido”, ponderou Antônio Henrique.

O vereador Dr. Porto também esteve presente e falou sobre a entrega do 1° bloco do Hospital de campanha do PV. “Serão construídos 224 leitos com a possibilidade de mais 106 leitos e estamos aqui para mostrar a população”, disse o vereador, acompanhado ao coordenador de Redes Pré Hospitalar e Hospitalar, Francisco Romel Lima de Araújo e à superintendente do IJF, dra.Riane Maria Barbosa Azêvedo.

Reportagem: Paulo Sérgio Cordeiro

Foto: Mateus Dantas