Covid-19: Hospital no PV inicia atendimento a pacientes no sábado (18)

17/04/2020 - Rochelle Nogueira

A Prefeitura Municipal de Fortaleza entrega neste sábado (18), à população de Fortaleza, o Hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas com 51 leitos.

O Hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza, dará início as suas atividades neste sábado (18), com 51 leitos em pleno funcionamento. Destes, 8 unidades estão preparadas para pacientes com evolução do sintoma. Com 85% das obras já concluídas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento será aberto para receber pacientes que estão aguardando na fila da Central de regulação da prefeitura oriundas das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAS), Gonzaguinha e Frotinha.

Com início da construção em 23 de março e prazo de entrega em 20 de abril, o hospital disponibilizará aos fortalezenses 204 leitos, com a possibilidade de chegar a 306. Para a abertura do hospital, os leitos estão passando por limpeza e retoques finais de instalação de equipamentos. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), agradeceu os profissionais que ajudaram na construção do novo equipamento de saúde. “Quero agradecer o trabalho dia e noite de muitos profissionais, inclusive colocando a vida em risco para poder servir a população nessa obra de emergência. Graças ao esforço dessa gente é que Fortaleza vai poder tirar proveito de um hospital novo em tempo recorde e com prazo antecipado de entrega”, disse o gestor.

O prefeito ainda reforçou que para os 204 leitos iniciais estão programados estoque básicos como camas, monitores, equipamentos mais simples, mantimentos e EPI´s. “A gente tem estoque para abrir e poder fazer funcionar os 204 leitos, claro que é um desafio pois a gente não sabe quantos meses essa epidemia vai durar. Estamos com várias compras simultâneas com diferentes fornecedores exatamente para reduzir o nosso risco de escassez de equipamentos necessários pra fazer leitos específicos de pacientes com covid -19”, evidenciou.

Roberto Cláudio disse que os 51 leitos que serão entregues amanhã 10 já estarão com respiradores, item primordial para os pacientes acometidos pela doença. “ Temos dois fornecedores entregando ao longo do mês mais deste equipamento pra gente poder equipar os 44 leitos do IJF e também trazer para os blocos do hospital de campanha no PV. A gente tem compras feitas no Brasil e fora do país com prazo de entrega ainda no mês de abril e em maio. Esse é o ponto crítico, a gente ter o maior número de respiradores nos equipamentos de saúde da Prefeitura e do Governo do Estado para aumentar a nossa capacidade de assistir principalmente os pacientes que agravam mais”, reforçou o prefeito.

A secretária de Saúde do Município, Joana Maciel, reforça que as obras no Hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas segue em fase de conclusão. Confira! 👇

Foto: Mateus Dantas