Covid- 19: Agefis reforça medidas de proteção aos fiscais e garante atendimento à população

17/04/2020 - Anna Regadas

Com os riscos de contaminação da doença, o órgão adotou uma série de medidas para proteger o quadro de servidores, sem prejudicar o trabalho de fiscalização na Capital.

Em meio à pandemia do coronavírus, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) reforçou o cuidado com o seu quadro de servidores, em especial os fiscais, que precisam estar diariamente em campo fiscalizando aglomerações, atuando na vigilância sanitária e notificando práticas abusivas como o aumento injustificado de preços de alimentos, álcool em gel, entre outros produtos.

A preocupação com a situação dos profissionais foi levantada pela vereadora Larissa Gaspar (PT), que chegou a enviar oficio à Agefis solicitando a adoção de uma série de medidas para garantir a saúde e integridade dos fiscais, que exercem uma atividade essencial ao ordenamento urbano, sobretudo nesse momento de crise provocada pelo coronavírus.

Em resposta, a Agefis garantiu que a gestão tem tido todo zelo e cuidado com os servidores, disponibilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e realizando a higienização dos veículos e dos ambientes internos da Agência. Além disso, implementou o regime home office para os servidores com idade igual ou superior a 60 anos, os acometidos por doença grave preexistente e também para as equipes de trabalho administrativo.

“O trabalho de fiscalização que realizamos é importante e urgente. E exatamente por isso estamos fortemente empenhados e vigilantes com a proteção de todos os servidores da Agência, para que o trabalho que vem sendo realizado jamais pare. A Agefis está atenta no sentido de zelar por cada servidor que está em campo. Estamos dedicados em participar e fortalecer todas as providências, medidas e cuidados orientados pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará”, explicou o fiscal e superintendente da Agefis, Júlio Santos.

Reforçando a política de proteção, o órgão distribuiu ainda 960 máscaras e disponibilizou 41 litros de álcool gel 70%, nos últimos 15 dias, para os fiscais e todos da equipe de apoio: motoristas, auxiliares e terceirizados. A higienização dos veículos utilizados também está sendo feita antes e após seu uso, com solução de água sanitária 2,5%. A limpeza se estende à sede da Agência, que é higienizada três vezes ao dia com água sanitária e aplicação de álcool 70% nos locais de maior contato com as mãos.

Canal de Atendimento

Mesmo com o decreto de isolamento social e proibição de funcionamento de serviços como bares, restaurantes e comércios, tem sido comum em diversos bairros da cidade, o registro de aglomerações e estabelecimentos em pleno funcionamento. Outra situação recorrente é o aumento abusivo dos preços de produtos em supermercados e farmácias.

Para denunciar essas infrações, a Agefis orienta a população a acionar a fiscalização por meio dos canais: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), o site e o telefone 156.

Foto: Divulgação PMF