Especialista alerta que nenhuma faixa etária está imune da Covid-19 e pede à população que respeite o isolamento social

16/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em Fortaleza há registros de comércio aberto, aglomerações em feiras e praias e nas portas de agências bancárias e lotéricas,

Apesar de o número maior de óbitos no Ceará, ocasionados pelo novo Coronavírus (Covid-19), estar concentrado na faixa etária de 60 a 80 anos ou mais (um total 88 contra 37 das demais faixas etárias) ou seja, 70,4% de acordo com a última atualização do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), já ocorreram mortes em todas as faixas etárias, a partir de 0 a 4 anos. Esse dado preocupa as autoridades sanitárias do Estado, diante do afrouxamento do isolamento social, por parte da população, verificado principalmente em Fortaleza, com registros de comércio aberto na periferia, aglomerações em feiras e praias e nas portas de agências bancárias e lotéricas, estas últimas por conta do pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal.

Para o médico infectologista e ex-secretário de Saúde do Estado, Anastácio Queiroz, as pessoas precisam ficar em alerta com relação aos altos riscos do novo Coronavírus. “É uma doença real e infelizmente todos estão suscetíveis a contraí-la porque ninguém tem imunidade. Sabemos que um grupo de pessoas com mais de 60 anos e com doenças associadas têm maior risco de desenvolver a doença em sua forma grave, no entanto, mesmo crianças, adultos e jovens podem, por alguma circunstância, contrair o coronavírus, desenvolver a doença com gravidade e até morrer. Por isso, todos devem se prevenir, pois estará trazendo benefícios para si e para os outros”, enfatiza o médico.

Segundo ele, a recomendação é que as pessoas, em qualquer circunstância, ao sair de casa devem usar obrigatoriamente uma máscara. “Apesar de a máscara não garantir a proteção de 100% contra o vírus, ela evita que gotículas nossas atinjam outras pessoas e gotículas de outras pessoas nos atinjam. Quero alertar que há uma possibilidade real de qualquer um desenvolver a doença grave. É importante enfatizar que as pessoas que não estão preocupadas em se prevenir, podem estar colocando sua família em sério risco, principalmente os mais idosos, entre eles, os avós, os pais ou as pessoas com doenças crônicas”, ressaltou.

A Taxa de Isolamento Social medido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) indica que o Ceará tem 55% de sua população respeitando o decreto estadual que determinou a medida para contenção da pandemia da Covid-19.  Não há dados sobre Fortaleza. Conforme pesquisadores de intuições de ensino superior no país, o índice ideal para contenção do contágio deve ser de no mínimo 40%.

Ouça a entrevista o médico infectologista e ex-secretário de Saúde do Estado, Anastácio Queiroz

Prevenção

A Prefeitura de Fortaleza, após receber denúncias da própria população e relatório do monitoramento realizado pela fiscalização na Capital sobre a formação de pontos de aglomeração em áreas da Cidade, como o eixo Mucuripe, Vicente Pinzón e Serviluz, e a região da Barra do Ceará, Vila Velha e Cristo Redentor, definiu que patrulhas da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além de equipes da Agefis passarão a rondar os bairros orientando as pessoas que estejam em calçadas ou ocupando espaços públicos a retornarem às suas residências.

O Prefeito também havia solicitado aos vereadores de Fortaleza que mantivessem contato com as lideranças comunitárias e redes de contatos locais para reforçar, nos bairros, a mensagem do isolamento social dentro das próprias comunidades. Outra ação do Executivo será a realização de campanhas publicitárias para reforçar a questão do isolamento social.

Veja alguns registros de aglomerações em Fortaleza

Foto: Mateus Dantas