Covid-19: vereadora defende medidas de proteção às pessoas em situação de rua

16/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As medidas visam garantir melhores condições para as pessoas em situação de rua em meio à pandemia do coronavírus.

A vereadora Larissa Gaspar (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas em Situação de Rua da CMFor, solicitou à Prefeitura de Fortaleza a adoção de uma série de iniciativas para garantir a proteção das pessoas em situação de rua. Segundo a parlamentar, a população de rua é a mais vulnerável neste momento de pandemia. “O coronavírus não brinca, precisa de atitudes rápidas e precisas” disse.

Larissa pontuou algumas propostas que foram encaminhadas ao Executivo, são elas:

• Instalação de banheiros químicos em locais de concentração de pessoas vivendo nas ruas;
  • Aumento do número das vagas de aluguel social;
  • Instituição de uma renda emergencial para as pessoas em situação de rua;
  • Distribuição de cestas básicas e de itens de higiene como máscara e álcool em gel para as pessoas em situação de rua;
  • Garantia do funcionamento dos equipamentos que acolhem as pessoas em situação de rua e reforço da higiene desses equipamentos;
  • Realização de teste de Covid-19 com as pessoas em situação de rua;
  • Garantia de acesso a tratamento de saúde e transporte para as unidades de saúde;
  • Uso dos equipamentos públicos que estão fechados e espaços privados que venham a ser cedidos por seus proprietários para acolher as pessoas em situação de rua.

Em vídeo enviado à Agência Fortaleza pelo titular da pasta dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Renato Borges, o secretário destacou as ações da Prefeitura de Fortaleza para reduzir os efeitos da pandemia para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assista ao vídeo!

Segundo dados do último censo realizado em 2014, o número de pessoas em situação de rua em Fortaleza era de 1.718 pessoas. A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social informa que aguarda uma nova data para a realização do novo censo das pessoas em situação de rua.

Serviço

Confira os horários de funcionamento da rede assistencial para pessoas em situação de rua em Fortaleza:

• Refeitório Social: Rua Padre Mororó, 686 – Centro (10h às 13h – Almoço e das 16h às 17h30 Sopas diariamente);
  • Restaurante Popular: Rua Carlos Amora, 07 – Parangaba (10h às 13h – Segunda a sexta-feira)
  • Centro Pop Centro: Rua Jaime Benévolo, 1059 – Centro (9h às 15h – Segunda a sexta-feira)
  • Centro Pop Benfica: Av João Pessoa, 4180 – Damas (9h às 15h – Segunda a sexta-feira)
  • Centro de Convivência passou a ser abrigo temporário: Rua Solon Pinheiro 898 – Centro (aberto 24h)