Vereadores ampliam orientação contra o coronavírus nas comunidades de Fortaleza

14/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Parlamentares utilizam carros de som, panfletos e cartilhas para evitar avanço da Covid-19 em bairros de maior vulnerabilidade social

Os vereadores reforçam as ações de combate ao coronavírus nas comunidades de Fortaleza para evitar que novos casos da Covid-19 sejam registrados na Capital. As medidas foram definidas em reunião dos parlamentares com o prefeito Roberto Cláudio (PDT) na manhã desta terça-feira (14).

Dentre as ações propostas, será a ampliação do serviço de orientação aos moradores por meio de carros de som, além da distribuição de panfletos e cartilhas com foco nos bairros com áreas de maior vulnerabilidade social.

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), entende que o apoio dos parlamentares é fundamental para garantir a contenção da doença nos bairros da periferia. “Os vereadores têm, naturalmente, um trabalho comunitário importante, visto que são eles fazem a interlocução entre as comunidades e o Poder Executivo. Muitos dos nossos parlamentares já realizam essa orientação nos bairros, mas precisamos ampliar essa ação, diante dos novos casos de coronavírus registrados nas regiões da periferia da Cidade”, declarou.

Durante a reunião, o prefeito Roberto Cláudio ressaltou o apoio dos parlamentares. “Nosso grande desafio é fazer a informação comunitária funcionar. As orientações precisam chegar dentro da casa das pessoas. Nesse trabalho, a Câmara Municipal e os vereadores, pela presença e liderança em cada bairro da Cidade, pode dar uma contribuição muito importante nesse momento”, afirmou.

Também participaram da videoconferência a secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, e o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica, Antônio Lima Neto (Tanta). Eles apresentaram os números da Covid-19 em Fortaleza, demonstrando que existem casos da doença em todas regiões da Capital. A preocupação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que haja um evolução dos casos mais graves de coronavírus com o aumento das infecções nos bairros da periferia.

“Logo nos primeiros sintomas as pessoas do grupo de risco devem procurar atendimento médico”, declarou Joana Maciel. A orientação é que pessoas com idade acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas procurem o serviço de saúde o quanto antes, caso apresentem qualquer sintoma de gripe. Os demais pacientes precisam buscar apoio se sentir falta de ar.

Para garantir outras informações sobre a circulação do vírus na Capital, a Prefeitura de Fortaleza informou que vai detalhar os números de casos por bairros em informativos diários. A medida vai contribuir para que a população tenha uma melhor dimensão da epidemia nas comunidades de Fortaleza, evitando relaxamento das medidas de isolamento social.

Além do apoio dos vereadores, a Prefeitura de Fortaleza pretende ainda reforçar o trabalho comunitário por meio da Guarda Municipal e dos agentes de saúde e de endemias.

Além do presidente Antônio Henrique, participaram da reunião os vereadores Adail Júnior, Benigno Junior, Carlos Mesquita, Casimiro Neto, Didi Mangueira, Dr. Eron, Dr. Porto, Dummar Ribeiro, Elpídio Nogueira, Emanuel Acrízio, Esio Feitosa, Frota Cavalcante, Gardel Rolim, Guilherme Sampaio, Idalmir Feitosa, Iraguassú Filho, John Monteiro, Jorge Pinheiro, José Freire, Larissa Gaspar, Libânia, Mairton Félix, Marcelo Lemos, Márcio Cruz, Márcio Martins, Marília do Posto, Odécio Carneiro, Plácido Filho, Prof. Elói, Raimundo Filho, Renan Colares, Ronivaldo Maia, Sargento Reginauro e Ziêr Ferrer.