Auxílio Emergencial: saiba como não cair em golpes

09/04/2020 - Ana Clara Cabral

Medidas são adotadas para redução de mensagens falsas sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal durante pandemia do Covid-19. Saiba como identificar a veracidade das informações.

Mensagens, sites e aplicativos fraudulentos passaram a circular na internet desde que o Governo Federal anunciou o auxílio emergencial para ajudar trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais no momento de crise econômica durante a pandemia do Covid-19.

A Ordem dos Advogados do Brasil, através da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CDTI), alertou que “os crimes cibernéticos são aplicados através de golpes em modalidades cada vez mais diversificadas envolvendo a internet, com proliferação de notícias falsas (fake news) que criam pânico entre a população ou induzem a realização de ações indevidas”.

No caso, golpistas prometem o pagamento do benefício utilizando o brasão da República, se identificando como Ministério do Trabalho ou Previdência Social, por exemplo. Eles tem como objetivo captar dados sigilos das vítimas ou até mesmo redirecionar para sites que recebem valores pelo número de acessos.

Apesar da empresa Google Play (do sistema Android) enfatizar ter políticas rigorosas para garantir uma plataforma segura, prometendo a revisão de denúncias para a exclusão de aplicativos falsos, mais de 500 mil downloads já foram feitos em um único aplicativo suspeito. Ainda não há casos de fraude referente a isso no sistema da Apple.

Saiba como identificar:

  • Apenas os endereços eletrônicos governamentais possuem o final “gov.br”. Golpistas utilizam de outros endereços.
  • Observe quem é o desenvolvedor do aplicativo antes de baixá-lo. O oficial é da Caixa Econômica Federal.
  • Acesse os sites oficiais para seguir as verdadeiras orientações.

Acesse aqui o site oficial do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Veja como é o aplicativo oficial:

Acesse aqui para baixar o aplicativo no sistema Android e aqui para baixar no sistema iOS (Apple)

Em caso de dúvidas:

  • A Caixa disponibilizou a central 111 para esclarecer questões sobre o cadastro. É só ligar.
  • O Ministério da Saúde disponibilizou o número de WhatsApp (61) 99289-4640 para verificar a veracidade das notícias. Envie mensagem com nome completo, município e estado de residência e o conteúdo que deseja averiguar.

Tendo em vista que os links falsos se propagam em uma velocidade maior através de mensagens no celular, o Whatsapp anunciou outra medida de contenção: passa a haver um limite de compartilhamento, permitindo encaminhar mensagens apenas para uma pessoa por vez.

Importante lembrar: não compartilhe mensagens caso não tenha certeza de sua veracidade.