Prefeitura abre cadastro para compra de produtos de cesta básica de fornecedores locais

08/04/2020 - admin

Cadastro teve início nesta quarta-feira, 8, e segue apenas até amanhã, 9

Câmara Municipal de Fortaleza promove campanha para arrecadar alimentos para ajudar população afetada pela quarentena

A Prefeitura de Fortaleza abriu nesta quarta-feira, 8, cadastro para micro e pequenas empresas e empresas de médio e grande porte interessadas em vender produtos para compor 138 mil cestas básicas mensais (o edital tem a duração de três meses). As cestas, segundo o Executivo, serão destinadas a famílias vulneráveis da Capital prejudicadas pela pandemia de Covid-19. O cadastro segue até amanhã, 9, pelo site: www.comidaemcasa.fortaleza.ce.gov.br.

Além de garantir alimentação básica às famílias mais vulneráveis, o projeto “Comida em Casa”, orçado em R$ 20,7 milhões e tocado pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), objetiva fomentar o comércio local, também afetado pela crise de saúde pública. O edital justifica que serão priorizados os pequenos empresários, qualificados como Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.

“Normalmente, quem ganha essas aquisições são grandes distribuidores, grandes redes de supermercados. A gente quer fazer um equilíbrio. Parte dessas compras vai ser do pequeno mercadinho”, disse o prefeito Roberto Cláudio (PDT) em transmissão ao vivo pelo Facebook. O gestor aproveitou para informar que devem ser beneficiadas pelo projeto famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família que não tiverem crianças matriculadas na rede municipal de ensino — essas, já estão recebendo kits mensais de alimentação.

Além disso, o prefeito destacou que, para a seleção de grandes distribuidores de alimentos (devem ser seis, segundo ele), será utilizado um critério de bonificação. “Quanto maior o número de cestas básicas doadas gratuitamente ao Município, maior a possibilidade de essa grande fornecedora ser selecionada”, explicou.

Confira o edital do projeto:

Cadastre-se:

Confira o recado do secretário de Governo, Samuel Dias, sobre o projeto “Comida em Casa”

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dantas