Isolamento Social: autoridades pedem apoio da população

08/04/2020 - Rochelle Nogueira

No combate ao coronavírus, as gestões municipal e estadual juntamente com a população somam esforços para vencer a luta contra à covid-19.

Para o combate efetivo do novo coronavírus em todo Estado do Ceará é necessário uma aliança entre o poder público e a população. Para isso, é muito importante que os cearenses façam sua parte ficando em suas casas, pois a medida de distanciamento social é a mais eficaz no enfrentamento à pandemia até o momento.

>>>Ceará mantém apenas serviços essenciais até 20 de abril

A medida de isolamento social vem sendo respeitada por boa parte dos cearenses, mas ainda existem casos de resistência a quarentena decretada pelo Governo do Estado, levando risco à população. Entre os dias 20 de março a 6 de abril, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) atendeu 8.135 ocorrências por descumprimento da medida. Desses, 4.025 referiu-se às aglomerações de pessoas e 4.110 por comércios em pleno funcionamento. Os dados compreendem os núcleos da Ciops em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

“Pessoas que insistem em desobedecer ao decreto podem ser conduzidas as delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e serem autuadas no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Também do dia 20 de março a 6 de abril, 55 ocorrências contra estabelecimentos comerciais foram registradas em unidades da Polícia Civil, de acordo com dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)”, disse em nota a Ciops.

Com a maior incidência de coronavírus por habitante entre as capitais do país, Fortaleza passou a fiscalizar as ruas da cidade. Na intensificação do trabalho, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), colocou os órgãos Agefis, Guarda Municipal, AMC, Defesa Civil e agentes de Endemias para orientar, conversar e fiscalizar os fortalezenses sobre evitar aglomerações e as formas de prevenção ao contágio.

Segundo informações da Guarda Municipal, os servidores estão atuando no combate à disseminação do novo coronavírus com o objetivo de garantir a segurança do cidadão. “No trabalho de orientação à população, a GMF solicita às pessoas que evitem aglomerações e mantenham uma distância mínima de segurança, especialmente nas agências bancárias, lotéricas e nas áreas onde estão ocorrendo um número elevado de aglomerações, como da Barra do Ceará ao Pirambu, no Centro, Parangaba e Jangurussu. Vale ressaltar que todas as ações estão sendo desenvolvidas de forma a resguardar a saúde dos agentes e as mensagens estão sendo transmitidas por meio dos autofalantes das viaturas com um texto padronizado, evitando assim, um contato direto com a população”, disse.

04.02.2020
Foto: Érika Fonseca

“Na data de ontem (6), o prefeito Roberto Cláudio baixou decreto autorizando a Guarda Municipal de Fortaleza no combate ao descumprimento do Decreto emitido pelo governador que proíbe aglomerações e a abertura de comércios e serviços no município de Fortaleza. Fique atento, pois esta é a melhor forma de prevenir o coronavírus e é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, o isolamento social. Só há uma forma mais combativa de enfrentar o vírus é se distanciando socialmente de outros indivíduos”, evidenciou o vereador de Fortaleza, Márcio Cruz (PSD), também servidor da Guarda Municipal.

Vídeo enviado para a nossa redação por Lucilene Brito, retratando aglomeração no bairro Vila Peri.

Foto: Mateus Dantas