Governador pede união aos prefeitos do Ceará para o enfrentamento da Covid-19

08/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em uma reunião por meio de videoconferência, o Governador Camilo Santana fez uma prestação de contas das ações em beneficio dos municípios do Estado.

O Governador Camilo Santana conclamou os prefeitos do Ceará para que se unam no enfrentamento da pandemia da Covid-19. O apelo foi feito durante reunião organizada pela Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), na manhã desta quarta-feira. O encontro contou com a presença de mais de 130 prefeitos do Estado, do secretário de Saúde, Dr. Cabeto e do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Sarto Nogueira. Dentre as medidas definidas, o Governo criará um canal de comunicação direta dos prefeitos com a Secretaria de Saúde.

Os prefeitos se mostraram preocupados com a continuidade das aglomerações principalmente em agências bancárias e loterias e com a proximidade da Semana Santa, onde muitas pessoas costumam se dirigir para o Interior do Estado. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse ser importante uma orientação das prefeituras para que essas viagens sejam evitadas. “Vou fazer isso aqui em Fortaleza, porque aqui é onde há a maior incidência (de casos) e há uma possibilidade real de casos assintomáticos irem ao interior e contaminarem as pessoas”, disse.

O Governador Camilo Santana reforçou a importância do distanciamento social em todas as cidades, mesmo aquelas que não tem casos significativos. Algumas cidades estão tomando medidas mais duras como Crato que criou uma multa para quem descumprir o isolamento social e Guaramiranga que fechou os acessos à cidade.

Camilo também destacou a necessidade de união entre os prefeitos e o Governo para que sejam alinhadas as ações de enfrentamento ao coronavírus. “O Estado continuará sendo parceiro dos municípios para que a gente possa fazer essa travessia da melhor forma possível, minimizando os efeitos para a população.

Na reunião, Camilo falou das ações que estão sendo realizadas em apoio às prefeituras e citou três eixos que estão sendo tratados como prioridades no atual momento para minimizar os efeitos da pandemia para a população mais vulnerável do Ceará, que são: Saúde, Social e Econômico.

Segundo afirmou, novos leitos de UTI estão sendo disponibilizados nos hospitais regionais; a população carente do interior terá acesso aos benefícios nas contas de energia e água e botijões de gás. Citou ainda a antecipação do Cartão Mais Infância. Já na área econômico citou as medidas econômicas como a isenção de impostos para micro e pequenas empresas por 90 dias, entre outras ações.

Camilo falou ainda sobre as conversas que têm mantido com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente, para que os municípios possam ter garantias para realizar ações essenciais à população, a partir da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).