Cultura cearense receberá investimentos na ordem de R$ 5,8 milhões

08/04/2020 - Rochelle Nogueira

O governo do Estado do Ceará lançou 4 editais na área da cultura para promover ações que beneficiem artistas e a população. Ao todo, R$ 5,8 milhões serão investidos como aporte ao circuito cultural do Ceará.

O governo do Ceará em mais uma ação de promoção da cultura no Estado, destinará cerca de R$ 5,8 milhões aos artistas e profissionais que fazem parte do circuito cultural. A Secretaria da Cultura (Secult) está com inscrições abertas para quatro editais. São eles:

✅Edital Festival Cultura Dendicasa;
✅XXII Edital Ceará Junino;
✅Edital de Programação Artística e Cultural do Sobrado Dr. José Lourenço 2020;
✅Edital Cultural Infância 2020.

As inscrições já estão disponíveis na plataforma digital e são gratuitas. Para se inscrever é só acessar o 💻site: www.editais.cultura.ce.gov.br.

Festival Cultura Dendicasa

Voltado para fomentar os conteúdos artísticos e sua difusão em plataformas digitais e canais de comunicação diversos, a ação do governo será na ordem de  R$ 1 milhão para seleção de 400 projetos, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) cada. Os conteúdos irão compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais e meios de comunicação variados, com a finalidade de promoção e movimentação da economia artística, criativa e cultural do Estado, no enfrentamento do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Ceará. As inscrições seguem abertas até 10 de abril.

Edital Ceará Junino

O XXII Edital Ceará Junino está com inscrições abertas até 15 de abril. Serão selecionados 145 projetos de todo o Ceará, por meio do Edital, que traz um investimento no valor total de R$3.014,800,00. O Edital Ceará Junino se constitui como uma ação continuada de fomento à valorização de grupos e manifestações próprias do ciclo junino como, quadrilhas juninas adulta, infantil e da diversidade, festival regional dentre outras expressões da cultura tradicional popular.

Edital de Programação Artística e Cultural do Sobrado Dr. José Lourenço 2020,

O Edital selecionará proposta de programação artística e cultural para o Sobrado Dr. José Lourenço, contemplando atividades de fomento à dinâmica de criação, produção, circulação, formação e fruição cultural no âmbito das artes visuais, em consonância com as atividades culturais já realizadas no equipamento no período de 6 meses. As inscrições seguem abertas até 20 de abril.

Edital de Apoio a Projetos de Cultura Infância 2020

Com a disponibilização de R$ 1,5 milhão de recursos, o Edital selecionará 36 projetos cearenses de Cultura Infância, contemplando as diferentes linguagens e expressões artísticas, conforme determina a Lei Nº 16.322, de 18 de setembro de 2017, que institui o Plano Cultura Infância no Estado do Ceará. As inscrições são gratuitas, online, e seguem abertas até o dia 27 de abril.

Foto: arquivo pessoal

Para Edson Cândido, diretor do Grupo Imagens, grupo teatral do Estado, esta “é uma excelente ferramenta para oxigenar a cadeia produtiva do setor cultural. Nesse momento de Pandemia (incertezas), os incentivos servem de “respiro” para a sustentabilidade dos trabalhadores da Cultura”, disse o diretor comemorando a participação em dois projetos.

Vereador Márcio Martins – Foto: Érika Fonseca

O vereador Márcio Martins Pros) enaltece a iniciativa do Governo do Estado, ressaltando que essa foi uma maneira encontrada para garantir o sustento de artistas que estão impossibilitados de trabalhar e que em período normal dão sua contribuição para a economia.

“Quando esse assunto é visto a olha nu e sem que aja uma preocupação responsável, de uma análise mais precisa, soa estranho, em meio a uma pandemia as pessoas irem gastar com gente fazendo show, mas quando você tira esse pano de fundo e coloca uma lupa de sensibilidade da questão econômica, que tem por trás artistas, pessoas que vivem de maneira decente da arte, também não estão alimentando seus filhos, não estão levando comida para mesa, então, essa é uma forma que o Governo encontrou”, ponderou o vereador.

Ouça o áudio do vereador Márcio Martins sobre o assunto

Fotos: Ariel Gomes e Marcos Studart