Governo do Estado recebe 270 toneladas de insumos e trabalha com a Prefeitura de Fortaleza para atingir 1000 leitos até maio

07/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza trabalham em parceria no enfrentamento da Covid-19 e ampliam a infra-estrutura hospitalar

Loja de departamento médico em Fortaleza

O Governo do Estado do Ceará estará recebendo no próximo dia 15 de abril cerca de 270 toneladas de EPIs (máscaras, luvas, toucas, gorros), 300 mil testes rápidos e 100 respiradores adquiridos na China. Até o final de abril chegarão mais 400 respiradores para ampliar a capacidade de atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de média e alta complexidade da Capital e Interior. A compra desses insumos foi efetuada em cooperação com outros governadores do Nordeste para combater a competitividade em busca dos materiais no mercado internacional.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza também vem trabalhando para o aumento da oferta de leitos na Capital e no Estado, incluindo um novo hospital, quatro hospitais de campanha e o fortalecimento dos hospitais regionais no interior, totalizando mais de 1000 leitos no Ceará até maio. O Hospital Leonardo da Vinci até o final de abril estará com seus 234 leitos em plenas condições de uso. Nos hospitais regionais de Sobral, Cariri e Quixeramobim, o Governo conta com mais 200. Já a Prefeitura quer atingir mais de 500 leitos até maio.

O vereador Gardel Rolim, que compõe a Frente Parlamentar que acompanha as ações da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado no combate ao coronavírus, participou nesta terça-feira de uma visita técnica a construção do Hospital de Campanha do PV e destacou a importância da criação de mais leitos pela Prefeitura e pelo Governo do Estado e da aquisição de insumos e equipamentos comprados da China.

“Sabemos da importância dos EPIS para os profissionais de Saúde e para outros profissionais que têm contato direto com o público. A aquisição desses materiais e equipamentos é uma iniciativa muito importante do Governo do Estado para dar tranquilidade aos profissionais. A Prefeitura de Fortaleza também está em busca das pequenas cooperativas e costureiras que possam costurar quase 3 milhões de máscaras de tecido para serem disponibilizadas para a população. Estamos também acompanhando e fiscalizando a ampliação dos leitos e temos certeza que o Estado e a Prefeitura vêm se preparando para o enfrentamento ao coronavirus”, afirmou.

Hospitais de Campanha

Nos hospitais de campanha a meta é atingir mais 474 leitos de internação, sendo 204 no Hospital de Campanha do PV, que terá capacidade de ampliação para mais 102 leitos, com possibilidade de reversão para leitos de UTI; 150 nos hospitais de campanha anexados às estruturas do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração de Messejana, Hospital Geral Cesar Cals e Hospital Infantil Albert Sabin; e 120 leitos nas UPAs de Fortaleza, Jangurussu, Itaperi, Bom Jardim e Vila Velha. Esses leitos são também destinados para atendimentos de média complexidade, com toda infraestrutura hospitalar. O Hospital do PV está com 35% de sua estrutura montada e deve ser entregue no dia 20 próximo. Os hospitais de campanha do Estado estão também em fase de montagem tem previsão de conclusão no final do mês de abril.

Leitos por Unidade

• Hospital Leonardo da Vinci – 234 (capacidade total)
  • Hospital do PV – 204
  • IJF2 – 94 (capacidade total)