Coronavírus: Governo do Ceará amplia estratégia e altera protocolo de atendimento

07/04/2020 - Rochelle Nogueira

Em reunião, o secretário da Saúde do Estado do Ceará alinhou ações e novas estratégias para o combate da pandemia de covid-19, no Ceará.

As autoridades de Saúde do Estado e do Município apresentaram novas estratégias no enfrentamento da crise de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em live nas redes sociais o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, a secretaria executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida e a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, destacaram o esforço conjunto na ampliação da rede hospitalar e o investimento na aquisição dos insumos e equipamentos de trabalhos.

De acordo com Dr. Cabeto, as ações da Secretaria de Saúde serão pautadas, a partir deste momento, sob a ótica do modelo epidemiológico do Estado, com ênfase nas ações a serem definidas de acordo com a análise técnica dos números de casos graves, necessidade de internação em UTIs e taxa de mortalidade. O secretário reforçou ainda medidas de fortalecimento da rede de bloqueio social; diagnóstico em ampla escala em Fortaleza e nos Municípios cearenses; protocolo de tratamento básico nas unidades ambulatoriais e hospitalares.

“Nossa estratégia nesse momento será pautada na avaliação do número de casos graves, do número de necessidades de internação nas unidades de terapia intensiva e na mortalidade, visto que o cenário da doença agora é outro”, afirmou o gestor.

Testes para o novo Coronavírus

Atualmente cerca de 400 testes para a covid-19 estão sendo realizados diariamente. Dr. Cabeto atentou que a partir da próxima semana, serão 1.000 por dia na cidade de Fortaleza e em aéreas descentralizadas.  Eles serão realizados nos postos laboratoriais da Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Laboratório Central de Saúde Pública. “Os resultados dos testes são necessários para a realização de estratégias especializadas”, disse o secretário.

Avaliação de pacientes

O secretário Cabeto atentou que as avaliações devem ocorrer nas 👉 Unidades de Pronto Atendimento, 👉Postos de Saúde e 👉Policlínicas. Os portadores sintomáticos acima de 60 anos e, pessoas com comorbidades, estes serão acomodados em unidades intermediárias para a aplicação do protocolo covid.  Os casos de maiores complexidades serão tratados no 👉Hospital Leonardo Da Vinci.

Ampliação no atendimento

Em Fortaleza 👇

🏥 Postos de Saúde nas seis Regionais da cidade;
🏥 UPAs: Vila Velha; Cristo Redentor; Bom Jardim; Itaperi; Jangurussu e Edson Queiroz;
🏥 IJF2;
🏥 Hospital Emergencial de Campanha no Estádio Presidente Vargas;
🏥Hospital Leonardo da Vinci.

Redes Intermediárias que receberão ampliação 👇

🏥 Maracanaú;
🏥 Caucaia;
🏥 Aracati;
🏥 Crateús;
🏥 Iguatu;
🏥 Icó;
🏥 Brejo Santo;
🏥 Tianguá;
🏥 Itapipoca.

Hospitais Regionais equipados com 200 novos leitos 👇

🏥 Hospital Regional de Sobral;
🏥 Hospital Regional de Quixeramobim;
🏥 Hospital Regional de Juazeiro do Norte.

Loja de departamento médico em Fortaleza
Foto: Mateus Dantas

Outro ponto destacado por ele, foi a confirmação da compra de 270 toneladas de EPIs, 300 mil novos testes rápidos e 700 respiradores, com prazo de entrega inicial em 15 de abril e o restante até o final de abril.

“Em síntese, o Ceará tem uma política muita clara científica, didática, objetiva e transparente. Queremos ampliar o acesso aos detalhes para que a sociedade tome consciência, ajude-nos, colabore, no enfrentamento desta doença. Estamos confiantes que o Ceará vai enfrentar isso com responsabilidade, com adequação, com transparência e dignidade. Entendemos que isso é uma crise mundial. Estamos falando de uma epidemia que pouco se conhecesse. Parabenizo o povo cearense, pois a primeira etapa foi absolutamente eficiente”, relatou.

Foto: Mateus Dantas