Presidente Vargas tem 35% das obras concluídas e será entregue até 20 de abril

06/04/2020 - Rochelle Nogueira

A Prefeitura Municipal de Fortaleza segue implementando ações para transformar equipamentos em unidades hospitalares no combate ao novo coronavírus.

Construção do Hospital no estádio Presidente Vargas

As obras para transformar o Estádio Presidente Vargas (PV) em Hospital Emergencial de Campanha andam a passos largos. O objetivo é entregar 204 leitos à população fortalezense. Com 35% das obras concluídas, a previsão é que até o dia 20 de abril, 4 blocos com 51 leitos, divididos em 12 enfermarias, estejam funcionando no suporte ao combate da pandemia de coronavírus na cidade de Fortaleza.

A secretária da pasta da Saúde do Município, Joana Maciel, atentou para o esforço conjunto da gestão para a entrega de equipamentos que ajudem a população a superar o vírus. “Nossa programação de entregar 204 leitos até o dia 20 de abril, está mantida. Teremos além dos 51 leitos e o bloco de apoio administrativo. Uma peculiaridade muito grande para hospitais que atendem covid-19, é uma área específica de vestiário para os profissionais e outra para usarem seus equipamentos de proteção individual. Isso é muito importante no trabalho de doenças infecciosas de alta transmissibilidade. Bom também chamarmos à atenção que abriremos com 204 leitos de internação, mas com a possibilidade de transformação em leitos de Terapia Intensiva”, disse.

Joana Maciel reforçou que atualmente a cidade conta com 30 leitos de Terapia Intensiva no IJF 2, que mudou seu perfil assistencial temporariamente, e até maio chegará a 175. “No PV, se houver necessidade, poderemos ampliar para mais 102 leitos específicos para a covid-19”, relatou Joana que fez alerta para que o cidadão continue mantendo o distanciamento social. “Neste momento, esta medida é muito importante para que o sistema de saúde da cidade não entre em colapso. Proteja os seus familiares, proteja aqueles que tenham mais de 60 anos e que possuam doenças crônicas. Mais uma vez, juntos, iremos superar esse desafio da saúde pública no mundo”, disse.

Vereador Frota Cavalcante

O vereador Frota Cavalcante (PSD) parabenizou as ações do prefeito Roberto Cláudio em relação a construção do Hospital no Estádio Presidente Vargas, no aumento de leitos nas UPAs do Município, e na preparação do Hospital IJF 2. “Muito bem-vinda a ação do prefeito que prontamente aumentou o número de leitos para os munícipes que venham a necessitar da utilização hospitalar nesta pandemia. Quero enaltecer o trabalho, dedicação e a retidão também do governador Camilo Santana. Portanto, vamos fazer o que é possível para ajudar a nossa população”, destacou o parlamentar.

Fotos: Érika Fonseca