Covid-19: Projeto Todos com Máscaras irá produzir mais de 1,5 milhão de máscaras

06/04/2020 - Cleonardo Dias

O projeto deve atender cerca de 300 profissionais autônomos de costura e até 25 microempresas do setor de confecção, priorizando aquelas localizadas em bairros com baixo IDH.

Josiane - Costureira que tá fabricando máscara de proteção em tecido

Com a indicação do Ministério da Saúde para o uso deliberado de máscara, a Prefeitura de Fortaleza iniciou o credenciamento para os profissionais autônomos de costura, microempreendedores individuais e microempresas para a produção de 1,5 milhão de máscara. O Projeto “Todos com Máscara”, vem como uma ação voltada para a saúde da população e como fomento aos empreendedores da Capital. As inscrições seguem até a amanhã, 7 de abril, através do site: todoscommascara.fortaleza.ce.gov.

A proposta tem como meta credenciar cerca de 300 profissionais autônomos de costura e até 25 microempresas do setor de confecção, priorizando aquelas localizadas em bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Toda produção será distribuída para população em situação de vulnerabilidade social e para servidores públicos das áreas administrativas dos órgãos municipais.

Josiane - Costureira que tá fabricando máscara de proteção em tecido
Foto: Érika Fonseca

Para participar, os profissionais autônomos de costura devem ter a partir de 18 anos de idade, além de ter à disposição equipamentos de costura necessários para produção das máscaras de tecido. Já os microempreendedores individuais e microempresas devem atuar no setor de confecção, garantir espaço higienizado e com equipamentos de proteção individual para os colaboradores que irão produzir as máscaras.

Os credenciados receberão o material (tecido e elástico) necessário para a produção das máscaras e terão um valor para ajudar na produção: R$ 360 para profissionais de costura e R$ 14.760 para microempresas. Com os incentivos, a Prefeitura vai requerer uma contrapartida em doação de máscaras, por parte dos participantes do projeto.

A vereadora Bá (PP) aproveitou e destacou a importância da iniciativa da Prefeitura Municipal no lançamento do projeto “Todos com Máscara” e aproveitou para convidar as costureiras da periferia de Fortaleza para juntas ajudar no combate ao coronavírus e de contrapartida faturar uma renda extra. Confira o vídeo!

Com informações da Prefeitura de Fortaleza