Certificação da UFC vai possibilitar detecção mais rápida da Covid-19 no Ceará

06/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) estará a frentes dos diagnósticos e utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real.

UFC

Em busca de acelerar o processo de detecção da Covid-19 no Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) certificou a Universidade Federal do Ceará (UFC) para realizar diagnósticos da doença. Os exames serão realizados pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real.

Conforme informações da Universidade, os pesquisadores irão revezar-se em três turnos para esse trabalho. A expectativa é que sejam realizados, no mínimo, 300 testes por dia no local. Na semana passada, uma equipe do LACEN visitou as instalações do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) quando definiu a certificação. A ideia é que o padrão do diagnóstico seja o mesmo do Laboratório Central. A UFC aguarda a chegada dos insumos pelo LACEN para dar início aos trabalhos.

No mês passado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos emprestou um de seus PCR em tempo real ao LACEN que permitiu que o número de exames aumentasse para 320 por dia.  De acordo com último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, no Ceará, até esta segunda-feira (6), foram realizados 5.947 exames laboratoriais para o diagnóstico da infecção pelo Covid-19 nos laboratórios públicos e privados, sendo que 80% são realizados pelo Laboratório Central.

Os exames confirmaram 1.013 casos e 3.686 são suspeitos. Nesse interim, 29 pessoas foram a óbito, representando uma letalidade de 2.86%. Trinta e sete municípios têm casos confirmados. Em Fortaleza são 2.399 casos suspeitos e 907 confirmados, com 22 óbitos e letalidade de 2,43%.

Foto: Érika Fonseca