Bancos de leite humano precisam de doações durante isolamento social

06/04/2020 - Ana Clara Cabral

As doações diminuíram apesar da constante necessidade dos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Procedimento pode ser feito com segurança sem sair de casa.

A doação de leite humano tem como objetivo garantir uma alimentação saudável para bebês que ainda não podem ser alimentados diretamente ao seio materno, momento em que suas mães têm grande dificuldade de produzir e retirar o leite para os filhos. O procedimento pode ser feito por mães que estejam amamentando, saudáveis, sem sair de casa e em segurança.

A doação é voluntária e, de acordo com a doutora Rejane Santana, chefe do banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, tem diminuído durante o período de isolamento social no combate ao Covid-19. “Acredito que seja por causa da falta de informação. Não existe nenhuma evidência científica de transmissão do coronavírus por esse meio. Temos um rígido controle higiênico que torna o leite seguro”, disse.

Dr. Rejane Santana reforçou algumas medidas de segurança antes já tomadas, de acordo com o Regulamento Técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – RDC 171: os frascos entregues às mães para armazenamento do leite são esterilizados e transportados em caixa térmica.

Como doar?

As mães respondem a um questionário e são orientadas através do telefone. O cuidado extra tomado por causa da Covid-19 é o uso contínuo de máscara durante o ato. Elas devem ter o local da doação higienizado, estar em um ambiente sem pessoas falando (para não haver transmissão de gotículas de saliva) e sem animais circulando (para não transmitir através dos pelos), além de lavar as mãos até os cotovelos.

Clique aqui para saber onde doar leite materno.

O leite deve ser acondicionado no congelador por no máximo 7 dias até que o motorista vá buscar (para isso, deve ligar avisando). Depois que o frasco chega no hospital é novamente higienizado, e o leite pasteurizado, só liberado 48h depois para a alimentação dos bebês internados.

“A doação de leite pode diferenciar no tempo que os bebês passam internados e na melhora do quadro clínico deles. Pedimos a colaboração das mães para que continuem doando. E as que nunca o fizeram, que pensem na possibilidade”, destacou dr. Rejane Santana.

Benefícios: tirar o excesso de leite ajuda a manter a própria amamentação, além de reduzir chances ingurgitamento mamário, câncer, entre outros problemas. É um ato solidário que ajuda a todos, mas principalmente o bebê que está internado.

28.08.2019
Vereador Raimundo Filho – Foto: Érika Fonseca

Sobre o assunto, o vereador Raimundo Filho (PDT) acrescentou que “cada pote com 300 ml de leite é responsável por ajudar até 10 recém-nascidos por dia. Esta é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil”.

“Não podemos esquecer dos bebês que continuam precisando dessas doações mesmo em tempo de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19. Não podemos deixar que o estoque esvazie. Em tempos de crise, ajude a salvar vidas”, finalizou.

Fotos: Tiago Freitas