Proteção social: Mais de 22 mil empreendedores e artistas receberão auxílio financeiro da Prefeitura

03/04/2020 - Adriana Albuquerque

Reforçando a política de assistência aos trabalhadores autônomos, o prefeito Roberto Cláudio anunciou nesta sexta-feira, 3, o programa “Renda em Casa“, direcionando recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para a concessão de auxílio de R$ 100,00 por dois meses à feirantes, ambulantes, permissionários e artesão com cadastro oficial na Prefeitura de Fortaleza. A proposta […]

Mercado São Sebastião

Reforçando a política de assistência aos trabalhadores autônomos, o prefeito Roberto Cláudio anunciou nesta sexta-feira, 3, o programa “Renda em Casa“, direcionando recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para a concessão de auxílio de R$ 100,00 por dois meses à feirantes, ambulantes, permissionários e artesão com cadastro oficial na Prefeitura de Fortaleza. A proposta será encaminhada para a Câmara Municipal de Fortaleza e beneficiará 17.500 empreendedores.

Artista da Praça do Ferreira, o “Quebra-Coco” – Foto: Mateus Dantas

Cultura – Pensando também nos profissionais da cultura popular de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio garantiu a antecipação do pagamento do Edital da Artes no valor de R$ 4 milhões. O resultado do edital ainda será anunciado para que as entidades e profissionais possam fazer a entrega dos documentos necessários para o repasse dos recursos. E no auxílio aos artista populares a Prefeitura irá antecipar 25% da verba prevista para o 2° semestres de 2020, no valor de R$ 1 milhão, garantindo também um incentivo financeiro de R$ 100,00 aos profissionais em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito Roberto Cláudio ressaltou o trabalho que vem sendo realizado junto com a Câmara Municipal de Fortaleza. Integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, o Legislativo vem apresentando propostas para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Com essa política teremos um apoio à autônomos, ambulantes, feirantes, permissionários, artesãos e artistas populares, beneficiando aproximadamente 22.500 famílias por dois meses “, anunciou Roberto Cláudio.

Isenção de taxas e suspensão de pagamento de linha de crédito

No pacote de medidas econômicas da Prefeitura de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio também destacou o incentivo fiscal aos permissionários do Município, ficando os mesmos isentos por três meses do pagamento das taxas municipais. Em relação aos Programas CredJovem e Mulher Empreendedora, o pagamento do financiamento junto ao Fundo Municipal será suspendo também por 90 dias.

Produção de 2,5 milhões de máscara

Para auxiliar a rede de atendimento primária em saúde e assistência social, a Prefeitura de Fortaleza irá lançar até o dia 15 de abril o inicio do credenciamento de costureiras e cooperativas para a produção de 2,5 milhões de máscaras de proteção. O material será destinado aos profissionais que atuam nos postos de saúde, limpeza urbana, saúde mental e assistência social, e para a população em atendimento nessas unidades de saúde.

Bolsa Família, Bolsa Jovem e Cartão Mais Infância

O programa de Proteção Alimentar lançado pelo Município no enfrentamento ao novo coronavírus inicia uma nova fase. Neste momento a Prefeitura de Fortaleza anunciou a entrega do Kit Alimentar a mais 138 mil famílias cadastradas no Bolsa Família e que não tem crianças em idade escolar. A inicio da entrega das cestas básicas está prevista para o dia 20 de abril.

O prefeito Roberto Cláudio reforçou ainda o papel de manter os programas sociais Bolsa Jovem e Cartão Mais Infância, garantindo o apoio financeiro as famílias de baixa renda neste momento de isolamento social. “Garantimos o apoio de renda a 2 mil jovens e com o Mais Infância mais de 12 mil mulheres com crianças de 0 à 3 anos de idade no Cadastro Único. Os programas cumprirão um papel importante neste momento que estamos enfrentando”, pontuou

Foto destaque: Érika Fonseca