Prazo de entrega da declaração do IR é prorrogado para 30 de junho

03/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Atenta a crise que acomete o país devido a pandemia do novo coronavírus, a Receita Federal resolveu prorrogar o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) por 60 dias. São aproximadamente 32 milhões de pessoas que terão até 30 de junho para fazer sua declaração. Segundo a Receita Federal, […]

Segundo a Receita Federal, a necessidade de prorrogar o prazo da declaração do IRPF deste ano se deu pela recorrente reclamação dos contribuintes que, devido as medidas adotadas pelo isolamento social causada pela COVID-19, estão com dificuldades em obter documentos e recibos junto a empresas e unidades médicas para deduzirem seus gastos. Segundo o órgão, até o último dia 30 de março já foram recebidas cerca 8,1 milhões de declarações.

Segundo a contadora, Hemilly Maia, a decisão da RF foi positiva, pois muitos contribuintes estão com dificuldades de obter a documentação necessária para declaração em meio a essa pandemia. A contadora ainda relatou a dificuldade de alguns contribuintes em retirar pela internet os devidos comprovantes.

“Apesar do prazo ter sido prorrogado, tentem fazer a parte de cada um de vocês. Tentem conseguir a documentação necessária para não perder esse novo prazo. Não deixe para última hora a sua declaração”, alertou a contadora

O secretário da Receita, Tostes Neto, ainda anunciou as seguintes medidas: desoneração total por 90 dias de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito e o adiamento das contribuições de abril e de maio para os programas do PIS, Pasep, Cofins e da contribuição patronal para a Previdência Social, paga pelos empregadores.