Limpeza urbana: serviços são essenciais no enfrentamento ao coronavírus

03/04/2020 - Ana Clara Cabral

Fortaleza enfrenta um momento delicado na saúde pública, situação que demanda uma atenção maior em serviços básicos e essenciais, como é o caso da gestão de resíduos sólidos. Neste contexto reforçamos a atuação dos Ecopontos durante a pandemia do novo coronavírus, que de forma descentralizada vem assegurando o descarte responsável de resíduos produzidos pela população, […]

Ecopontos seguem funcionando durante a quarentena em Fortaleza

Fortaleza enfrenta um momento delicado na saúde pública, situação que demanda uma atenção maior em serviços básicos e essenciais, como é o caso da gestão de resíduos sólidos. Neste contexto reforçamos a atuação dos Ecopontos durante a pandemia do novo coronavírus, que de forma descentralizada vem assegurando o descarte responsável de resíduos produzidos pela população, dentre eles, entulho e recicláveis.

Ecopontos seguem funcionando durante a quarentena em Fortaleza
Foto: Mateus Dantas

A cidade conta com 70 Ecopontos distribuídos nas seis regionais em pleno funcionamento. Nesses espaços é possível trocar os resíduos por créditos na conta de energia ou por moeda social. Veja aqui o Ecoponto mais próximo de você.

Coleta domiciliar – O serviço, conforme a Ecofor, continua com a mesma programação, operando com 100% do seu efetivo, seguindo normalmente o calendário de coleta domiciliar durante o período de isolamento social.

Dica: reforce o acondicionamento do lixo domiciliar com dois sacos plásticos bem fechados, lembrando do cuidado especial com objetos cortantes, respeitando sempre o dia da coleta em seu bairro

>>Clique aqui para saber os dias e horários de coleta de lixo em seu bairro

Segurança do Trabalho – Para garantir a limpeza da cidade sem comprometer a saúde de seus colaboradores, a empresa adotou medidas adicionais de segurança. De acordo com nota divulgada pela Ecofor, todas as cabines dos caminhões estão sendo higienizadas constantemente e todos os funcionários estão tendo sua temperatura medida diariamente na chegada à empresa (os que apresentam febre estão sendo encaminhados para atendimento adequado).

Medidas adotadas pela Ecofor no enfrentamento ao coronavírus:

> A companhia afastou trabalhadores que fazem parte do grupo de risco antes mesmo dos decretos municipal, estadual e federal anunciados;
> Adequou as atividades administrativas para sistema de home office;
> Aumentou o espaçamento dos horários de entrada e saída em suas unidades para evitar aglomeração dos colaboradores;
> Adotou transporte alternativo para os colaboradores evitarem o uso do transporte público;
> Reforçou as medidas de higienização com campanhas educativas sobre a correta limpeza das mãos.

Higienização do transporte público e de equipamentos municipais

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, o transporte público vem recebendo rígida higienização. A logística ainda vem sendo aprimorada com o objetivo de limpar todos os ônibus uma vez a cada viagem.

>>>Higienização dos ônibus de Fortaleza passa a ser realizada nos terminais uma vez a cada viagem

Equipamentos municipais, incluindo UPA’s, hospitais e postos de saúde, estão recebendo cuidado especial por meio de lavagem com aplicação de hipoclorito de sódio. As escolas que estão funcionando como locais de vacinação também estão sendo contempladas.

Limpezas em Parques Municipais

Limpeza nos espaços públicos segue durante a quarentena em Fortaleza
Foto: Mateus Dantas

A limpeza dos cinco parques municipais está sendo cumprida em regime especial pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor). De acordo com o vereador Ronivaldo Maia (PT), que se reuniu com o superintendente do órgão, Regis Tavares, a limpeza desses equipamentos é realizada pelo menos uma vez por semana em cada parque. São eles: Parque da Criança, Rio Branco, Parreão, Lagoa do Opaia e Adail Barreto.

“A Frente Parlamentar para Enfrentamento ao Coronavírus está cumprindo com seu papel. Mesmo em isolamento social, parte da população vai aos parques para fazer atividade física. Estamos nos certificando que a manutenção da limpeza seja feita. Estamos juntos para superar esse momento”, destacou o parlamentar.