Empreendedores tem novos prazos para o pagamento de DAS e envio da Declaração

02/04/2020 - Ana Clara Cabral

Em função das restrições no combate à pandemia do Covid-19, os impactos econômicos nas atividades empreendedoras no país refletem diretamente nas ações do Governo Federal. Dentre as medidas do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) estão a prorrogação dos prazos de pagamento dos Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da entrega da Declaração […]

Em função das restrições no combate à pandemia do Covid-19, os impactos econômicos nas atividades empreendedoras no país refletem diretamente nas ações do Governo Federal. Dentre as medidas do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) estão a prorrogação dos prazos de pagamento dos Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI).

As medidas irão beneficiar 4,9 milhões de micro e pequenas empresas declarantes do Simples Nacional, bem como 9,8 milhões de Microempreendedores Individuais. (Dados: Sebrae)

Confira os novos prazos de pagamento das DAS para empresas optantes do Simples:

>>O DAS de Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;
>>O DAS de Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020; e
>>O DAS de Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

Microempreendedores Individuais

Foto: Érika Fonseca

Prevista todo ano para 31 de maio, a declaração é uma das obrigações do MEI, declarando o valor do faturamento bruto anual. Com a prorrogação o prazo os empreendedores terão até o dia 30 de junho para enviar as informações ao Simples.

Além das medidas acima citadas, o MEI terá direito ao auxílio emergencial do governo durante três meses, estimado no valor de R$600,00 por pessoa, ou R$ 1.200,00 em caso de mães responsáveis pelo sustento da da família.

O benefício já foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, e aguarda o processo de cruzamento de dados para a concessão do auxílio. A promessa é que a renda básica emergencial comece a ser paga aos trabalhadores informais a partir do dia 10 de abril para quem está no Cadastro Único (CadÚnico), e a partir do dia 16 para os demais empreendedores.

A Cláutenes Souza da Cunha trabalha com artigos em couro e é uma das microempreendedoras orientadas pela Sala do Empreendedor da Câmara Municipal de Fortaleza. Ela falou da expectativa em receber o auxílio do governo já que as vendas caíram durante o isolamento social decretado para o combate ao coronavírus.

“O governo abriu as portas pra gente se formalizar, nada mais justo que ele nos ampare também em um momento de crise econômica. O valor vai ajudar muita gente, principalmente as pessoas que dependem do seu pequeno negócio para comprar comida para a família. Não queremos fugir da luta, mas como MEI precisamos nos sentir resguardados pelo governo”, disse.

Funcionamento: A Sala do Empreendedor, um dos setores da Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza, continua dando assistência durante o isolamento social. Os empreendedores podem entrar em contato através do e-mail sala.empreendedor@cmfor.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3444-8444.

Confira o vídeo enviado pela Coordenadora da Sala do Empreendedor, Edna Lima, sobre o funcionamento do departamento

Edna Lima

Fotos: Érika Fonseca