Covid-19: Hemoce amplia horários de atendimento e cria agendamento online

02/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) ampliou o horário de atendimento dos postos de coleta de sangue das unidades de Fortaleza, das 7 às 18h30. Agora a doação também pode ser agendada via internet para evitar aglomerações. As medidas vão de encontro com os cuidados a Saúde e visam melhorar o acesso […]

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) ampliou o horário de atendimento dos postos de coleta de sangue das unidades de Fortaleza, das 7 às 18h30. Agora a doação também pode ser agendada via internet para evitar aglomerações. As medidas vão de encontro com os cuidados a Saúde e visam melhorar o acesso da população e oferecer mais segurança durante o período da quarentena de combate ao coronavírus.

O agendamento pode ser realizado pelo seguinte link: hemoce.reservio.com. O doador pode escolher qual o dia, local e horário para doar. Além das unidades de Fortaleza, e interior do Ceará, as coletas podem ser feitas de forma itinerante.  Outra forma de marcar o agendamento é por telefone pelos números (85) 3101.2305 e (85) 3101.2296 (WhastApp).

O agendamento vem permitindo que o Hemoce mantenha seu estoque de sangue e permita a continuidade das transfusões de sangue para pacientes que necessitem. Outro ponto positivo é que o atendimento é feito de forma mais individualizada pelo doador.

Locais e horários de atendimento:

• Sede do Hemoce (Av. José Bastos), recebe os doadores de segunda a sexta-feira das 7h às 18h:30min, aos sábados e domingos das 7h às 17h:30min.
  • Unidade do Hemoce (ao lado do hospital Instituto Dr. José Frota – IJF), domingo a domingo das 7h às 18h
  • Posto de coleta localizado na Casa Amarela, atende de domingo a domingo das 7h às 18h.
  • Unidade de coleta na Praça das Flores, das 7h às 18h todos os dias da semana.

Prevenção

Quanto as medidas de prevenção, o Hemoce fez um reforço em todas as unidades para evitar a propagação do vírus e garantir maior segurança aos doadores. Está sendo feita a higienização com álcool gel nas mãos de todas as pessoas que chegam ao Hemoce, limpeza a cada hora das maçanetas de portas e corrimões de escadas e distanciamento de no mínimo 1m nas cadeiras da recepção e coleta, para evitar contato físico entre doadores. Os profissionais de saúde também passaram por treinamento de como atender os voluntários diante da pandemia do coronavírus.

O sangue doado nos postos de coleta do Hemoce é distribuído para cerca de 480 unidades de saúde no Ceará, atendendo a pacientes que necessitam de transfusão. O Hemoce orienta que as pessoas que estão saudáveis usem da solidariedade e agendem a doação em um dos postos de coleta e ajude a salvar vidas.

Foto: Mateus Dantas