Coronavírus: supermercados e farmácias reforçam medidas de higienização

02/04/2020 - Anna Regadas

Redes de supermercados e de farmácias foram orientadas a intensificarem as ações de proteção aos funcionários e clientes para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Mercantil Carnaúba

Álcool em gel na entrada das lojas, demarcações nas filas, placas de acrílico e higienização dos carrinhos de compras e de produtos. Se nas últimas duas semanas você foi ao supermercado ou à farmácia, é provável que tenha se deparado com algumas dessas cenas. Para proteger funcionários e clientes da contaminação pelo coronavírus, os proprietários desses estabelecimentos vêm implantando uma série de medidas.

Ao entrar na farmácia Solonopole, o consumidor encontra dois tubos de álcool em gel para higienização das mãos. Na unidade, que fica no bairro Passaré, os funcionários utilizam máscaras, óculos de proteção, toucas e luvas. De acordo com a sócia-gerente Kalina Lima, os produtos também são higienizados com álcool em gel e lysoform.

“Nós tivemos essa preocupação de implantar algumas mudanças para preservar os nossos funcionários e os próprios clientes. Logo no início da quarentena, o movimento aumentou, então tivemos que ter esse cuidado com a saúde de todos. Colocamos uma faixa de isolamento para que os clientes se mantenham afastados um metro do balcão”, explicou.

Mercantil Carnaúba
Foto: Érika Fonseca

Na rede de Supermercados Carnaúba, também houveram mudanças. Na entrada da loja, um funcionário lhe aborda com álcool e gel para que você faça a higienização das mãos antes de iniciar as compras. A empresa também instalou marcadores a fim de manter o distanciamento nas filas e barreiras de proteção entre os operadores de caixa e clientes. Todas as medidas são para garantir a segurança e evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

O diretor comercial e de marketing da rede de Supermercados, Murilo Tavares, informa ainda o reforço nos serviços de limpeza, com a contratação de novos funcionários e uma empresa terceirizada para a realização da higienização constante das áreas de contato, cestas e carrinhos de compras. De acordo com Murilo, as lojas utilizam dos seus canais de comunicação para orientar os consumidores sobre como devem proceder durante as compras.

Murilo destacou o cuidado que a empresa tem tido com os funcionários. “Disponibilizamos de EPI´s, principalmente luvas, máscaras e álcool em gel, suspendemos nossos self-services e passamos a servir refeições individualizadas em embalagens descartáveis. Aumentamos o horário disponível para refeições, como também os locais para evitar aglomerações e diminuímos o horário de funcionamento da loja. Assim como toda a sociedade estamos nos adaptando, as mudanças são diárias e vamos nos adequando entre as necessidades e as possibilidades”, afirmou.

Com a recomendação para a população ficar em casa, a empresa também tem apostado no incremento do serviço de entrega a domicílio. “No delivery, o aumento tem sido bem expressivo e nós já vínhamos trabalhando para esse movimento. Hoje atendemos em três canais, aplicativo próprio e televendas por WhatsApp e Ifood”, informa Murilo Tavares.

Mercantil Carnaúba

O gerente Alisson Sousa, da loja de Supermercado Carnauba, localizada na Avenida Edilson Brasil Soares, conta que a rotina da cidade mudou e lembra que logo no começo da quarentena, houve uma procura muito grande aos supermercados. “Com o passar do tempo as pessoas foram se conscientizando da importância do isolamento social. Hoje o serviço delivery ganhou grande adesão da população, então nós tivemos que nos adaptar a essa nova realidade”.

Sobre as mudanças adotadas pela empresa, Alisson as considera necessárias para a proteção do quadro de colaboradores e de seus clientes. “Nós recebemos uma capacitação sobre o coronavírus e todas as orientações sobre as formas de prevenção e de proteção. Disponibilizamos material de proteção para os funcionários e os orientamos sobre como atender os clientes com segurança. Foi reduzida também a carga horária, então são medidas positivas e de suma importância”, apontou.

Mercado São Sebastião
Mercado São Sebastião

O histórico e tradicional Mercado São Sebastião, conhecido pela população cearense por ter bons preços e produtos fresquinhos também adotou algumas medidas para proteger seus clientes e os permissionários.  O mercado instalou 15 pias e disponibilizou dispenses de álcool em gel em suas dependências, para que todos façam a higienização das mãos durante as compras.

A Associação Cearense de Supermercados (ACESU) tem orientado o segmento supermercadista do Estado. De acordo com o secretário Executivo da ACESU, Antonio Sales, logo no início das restrições de circulação determinadas pelo governador Camilo Santana (PT), os associados receberam uma cartilha da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), orientando sobre as medidas que as lojas de supermercados deveriam adotar para garantir a segurança dos seus colaboradores e clientes.

Antonio destaca que a entidade segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e alerta que o uso de máscaras e luvas não são obrigatórios para todos os funcionários e sim para aqueles que estão em contato direto com alimentos prontos para o consumo.

Conforme a nota nº15/2020 da Anvisa, é preferível que os profissionais higienizem as mãos frequentemente, já que pode acontecer dos funcionários, ao usarem as luvas, realizarem muitas tarefas como limpar balcões, esvaziar caixas, manusear dinheiro, e não trocá-las para preparar os alimentos.  A Agência destaca que as luvas não substituem a lavagem de mãos e que seu uso, dessa forma, pode produzir o efeito contrário ao pretendido.

Dentre as recomendações que devem ser adotadas pelos supermercados, a ABRAS orienta: limpeza rigorosa dos carrinhos, cestas de compras, corrimões e caixas, assim como botões para emissão de tickets de estacionamento; mapeamento dos principais pontos de contato entre clientes e funcionários para reforçar a rotina de higienização neles; disponibilização de álcool em gel na entrada da loja e em áreas que há maior concentração de clientes como padarias, frios e açougues.

Além da ênfase na limpeza, a entidade sugere a suspensão das ações de degustação e a desativação de bebedouros, e ainda desencoraja ações promocionais para evitar aglomerações. De acordo com Antonio, grande parte dos associados já adotaram as recomendações.

Para os consumidores, a entidade recomenda: ir às compras apenas uma pessoa da família, evitar a ida de grupos de risco e de crianças, manter distância de pelo menos um metro de outros clientes e não estocar alimentos.

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