Coronavírus: anexo ao Hospital de Messejana fica pronto hoje

02/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A montagem da estrutura do hospital de campanha, anexo ao Hospital de Messejana está sendo finalizado hoje. Ontem ficou pronto também o anexo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), mas os dois equipamentos só começam a funcionar na próxima semana. Ainda estão em construção os anexos aos Hospitais César Cals e Albert Sabin. Ao todo […]

Expansão HGF

A montagem da estrutura do hospital de campanha, anexo ao Hospital de Messejana está sendo finalizado hoje. Ontem ficou pronto também o anexo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), mas os dois equipamentos só começam a funcionar na próxima semana. Ainda estão em construção os anexos aos Hospitais César Cals e Albert Sabin. Ao todo serão 150 leitos extras para pacientes de Covid-19.

Já foram autorizados até o momento a ampliação de 574 leitos extras em hospitais para atender pacientes da Capital e interior. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o objetivo nesse momento é atender os casos em Fortaleza, devido o número de infectados pelo vírus. O governador Camilo Santana também justificou a medida e a escolha dos hospitais. “Estamos atacando fortemente Fortaleza, pois a maioria dos casos se concentram na Capital. Pela logística vamos aproveitar a estrutura básica dos hospitais, como alimentação, insumos, materiais de trabalho”, finalizou.

Hospitais de campanha da PMF

Expansão UPA Dendê
UPA do Edson Queiroz

A Prefeitura de Fortaleza também está ampliando a rede de saúde para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus na Capital. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) municipais estão recebendo anexos para oferecer mais leitos aos pacientes com Covid-19. O primeiro anexo entregue é o da UPA do Edson Queiroz, com 20 novos leitos.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a proposta é que a capacidade de atendimento nas UPA’s seja ampliada, com a criação de 140 leitos. O prazo, antes previsto para o fim de abril, foi antecipado para o dia 15 pela Prefeitura de Fortaleza em virtude do atual cenário epidemiológico, composto pelos crescentes casos confirmados de infecção por coronavírus e por outros quadros virais, incluindo as arboviroses.

Informe Epidemiológico

De acordo com o informe epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira (02/04), pela da Secretaria de Saúde do Estado, o Ceará conta com 445 casos confirmados da doença, com 9 óbitos. Em Fortaleza já temos 413 casos, seguidos de Aquiraz com 14 casos, Sobral 5, Quixadá 2 e os municípios de Eusébio, Maranguape, Itaitinga, Maracanaú, Beberibe, Fortim, Tianguá e Santa Quitéria com apenas um caso confirmados da doença.

Confira os boletins de saúde através do hotsite: www.coronavirus.ce.gov.br

Foto: Érika Fonseca

Com informações: Secretaria de Saúde do Estado