Prefeitura lança plataforma online de informação sobre o coronavírus em Fortaleza

01/04/2020 - admin

A medida é para dar transparência às ações tomadas pelo executivo municipal e oferecer canal confiável de informação para a sociedade

Em tempos de pandemia, quando grande parte da população mundial cumpre isolamento e recorre ao uso das redes sociais para se manter informada, o cuidado para evitar o compartilhamento de notícias falsas, imprecisas, exageradas e distorcidas deve redobrar.

No intuito de oferecer um canal seguro e direto de informação sobre o coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza lançou hoje, 1º de abril, uma plataforma de consulta online sobre o vírus e as medidas adotadas pelo poder público para conter o avanço do contágio.

O endereço coronavirus.fortaleza.ce.gov.br contém notícias sobre a atuação do executivo no enfrentamento à pandemia em áreas como saúde, educação e assistência social. Além disso, o canal oferece materiais seguros para divulgação, responde a dúvidas frequentes, disponibiliza uma lista das unidades de saúde da Capital que concentram os atendimentos, permite o download de decretos municipais e do plano municipal de contingência para o enfrentamento ao contágio por coronavírus e direciona a população para outras fontes confiáveis de informação como o Governo do Ceará, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz.

Foto: Érika Fonseca

Renan Colares (PDT), vereador de Fortaleza, ressalta que, geralmente, notícias falsas têm o intuito de provocar o mal e gerar desinformação. Ele aconselha, portanto, que a população sempre busque checar em jornais e fontes oficiais a veracidade das informações que recebe pelas redes. “Fake news crescem, principalmente, em situações de calamidade”, compreende.

O Governo do Ceará, por meio da Comunicação, dispõe do telefone (85) 3466-4898 para receber denúncias de notícias falsas compartilhadas nas redes sociais.

Na última segunda-feira, 30, o governador Camilo Santana (PT) usou seus perfis online para pedir o não compartilhamento de fake news “num momento tão delicado” e aproveitou para desmentir o boato de que teria vazado áudio de conversa entre um servidor da Casa Civil e um funcionário de um sistema de comunicação local. “Fake news é crime. Tudo o que está acontecendo no Ceará estamos encaminhando para a Polícia, para punir”, reforçou o governador em transmissão ao vivo pelo Facebook nesse mesmo dia.

O vereador Renan Colares reforça que cabe ao poder público fiscalizar, identificar e punir quem inicia o compartilhamento de notícias falsas. Além disso, disse ser papel de todos orientar a população sobre como consultar informações corretas.

Fake news é crime

O Código Penal, no artigo 340, que trata da comunicação falsa de crime ou de contravenção, determina que “provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado” é passível de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Confira o vídeo enviado pelo vereador Renan Colares (PDT) sobre o tema

Reportagem: Luana Severo