Pacote econômico beneficiará 292 mil empresas no Ceará

01/04/2020 - Adriana Albuquerque

Os impactos econômicos e sociais com a pandemia de coronavírus já eram previstos pelo poder público e representantes de instituições empresariais. Como medida de contenção da redução da receita dos negócios no Ceará, o governador Camilo Santana anunciou um pacote de ações voltadas para as micro e pequenas empresas cearenses. O incentivo fiscal beneficiará 292 […]

Movimentação no centro de Fortaleza durante quarentena

Os impactos econômicos e sociais com a pandemia de coronavírus já eram previstos pelo poder público e representantes de instituições empresariais. Como medida de contenção da redução da receita dos negócios no Ceará, o governador Camilo Santana anunciou um pacote de ações voltadas para as micro e pequenas empresas cearenses.

O incentivo fiscal beneficiará 292 mil empresas cearenses, classificadas como micro e pequenas empresas. O número, como informou o governador Camilo Santana, representa 90% dos negócios formais no Estado. A medida se pautou pela “sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos”.

A proposta, como destacou o governador, é resultado do diálogo com diversas instituições classistas, dentre elas: FIEC, Fecomércio, CDL, FAEC e Sindiônibus. “Atendendo uma demanda do setor econômico do Estado, tomamos uma série de medidas a pedido do setor produtivo. Não só para mitigar os efeitos da crise econômica por conta do coronavírus, que ocorre não apenas aqui no Ceará, mas no mundo inteiro. Tudo para garantir o emprego das pessoas”.

Conheça as medidas adotadas pelo Governo do Estado

Fonte: Governo do Estado do Ceará

“Todas essas medidas foram feitas para facilitar a vida das empresas, para que elas possam garantir os seus negócios, e de consequentemente chegar ao objetivo maior, que é garantir o emprego dos funcionários nesse período. Muitas empresas já estão dando férias coletivas, ou antecipando as férias, outras negociando com o trabalhador, e tudo isso é fundamental que aconteça. Esse é um momento de união de todos. O mundo inteiro está perdendo, por isso esse é um momento de solidariedade, de um esforço grande para protegermos a economia, o emprego, e principalmente, proteger aqueles mais vulneráveis no Ceará“, destacou o governador Camilo Santana em pronunciamento nas redes sociais.

Funcionamento do comércio

Camilo Santana destacou ainda medidas nas rodovias estaduais, garantindo condições básicas para o setor de cargas e transporte. As adequações aos funcionamento de comércio nas estradas atende os profissionais que atuam no abastecimento das cidades.

O decreto autoriza o funcionamento nas rodovias de restaurantes, lanchonetes, oficinas e borracharias, além da ampliação do horário de funcionamento dos postos de combustíveis, passando à funcionar 24h.

O governador parabenizou estabelecimentos comerciais que vem implementando novas formas de atendimento ao público, seja desenvolvendo aplicativos ou por meio de drive thru. “Qualquer tipo de comércio pode funcionar utilizando o serviço de televendas”, apontou.

“Temos trabalhado diariamente e conseguimos diminuir a curva de contágio, mantendo a política de isolamento social, uma das mais importante para salvar vidas. Esse é o momento de cuidar das pessoas, de quem amamos. Quero reafirmar e reinteirar o meu compromisso de está aqui todos os dias”, destacou o governador em live nas redes sociais.

Anuncio que o Governo do Estado garantirá o pagamento da conta de luz para 534 mil famílias baixa renda no Ceará pelos próximos três meses

Publicado por Camilo Santana em Terça-feira, 31 de março de 2020

Foto: Érika Fonseca