Coronavírus: Anexo da UPA do Edson Queiroz será entregue nesta quinta-feira (2)

01/04/2020 - Anna Regadas

A medida da Prefeitura de Fortaleza visa a ampliação do número de leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Expansão UPA Dendê

A Prefeitura de Fortaleza continua ampliando a rede de saúde para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus na Capital. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais estão recebendo anexos para oferecer mais leitos aos pacientes com Covid-19. O primeiro anexo a ser entregue, com 20 novos leitos, é na UPA do Edson Queiroz. A entrega acontece nesta quinta-feira (2).

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a proposta é que a capacidade de atendimento nas UPAs seja ampliada, com a criação de 140 leitos. O prazo, antes previsto para o fim de abril, foi antecipado para o dia 15 pela Prefeitura de Fortaleza em virtude do atual cenário epidemiológico, composto pelos crescentes casos confirmados de infecção por coronavírus e por outros quadros virais, incluindo as arboviroses.

“Conseguimos antecipar esse prazo, tivemos uma reunião com a equipe de obras. E até o dia 15 de abril, essas cinco UPAs já estarão ampliadas, o que vai aumentar a nossa capacidade de atendimento e de resolução em relação ao Covid-19, mas também em relação às outras viroses”, apontou o prefeito.

As UPAs do Jangurussu e do Itaperi receberão 40 leitos cada. Já as unidades do Bom Jardim e do Vila Velha receberão, cada uma, 20 leitos. As estruturas funcionarão em terrenos vizinhos ou na própria área das unidades. De acordo com o prefeito, as equipes também serão ampliadas.

Além da criação de leitos nas Unidades de Pronto Atendimento, o gestor garantiu que até o mês de maio, o Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2) oferecerá 175 leitos de UTI direcionados a pacientes acometidos pela Covid-19. Já foram entregues 20 leitos, sendo 18 deles ocupados até a manhã da última terça-feira (31). “Esta é uma demonstração da necessidade da expansão realizada”, afirmou o prefeito.

Construção de hospital para atender pacientes com novo coronavírus no Estádio Presidente Vargas
Estádio Presidente Vargas/ Hospital de campanha – Foto: Mateus Dantas

O atendimento aos pacientes com o novo coronavírus também será realizado no hospital temporário, que está sendo construído no Estádio Presidente Vargas. A unidade pretende atender 204 internados, podendo ampliar sua capacidade para até 306, conforme a demanda. O equipamento está sendo montado em uma área de 3,5 mil m², com base em concreto, estrutura metálica e lonas com divisórias para acomodar os pacientes em isolamento. A entrega está prevista para o dia 20 de abril.

De acordo com Roberto Cláudio, até maio serão 621 leitos disponíveis aos pacientes diagnosticados com Covid-19, distribuídos no Instituto Dr. José Frota (IJF2); nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Edson Queiroz, Vila Velha, Bom Jardim, Jangurussu e Itaperi; e no hospital temporário no Estádio Presidente Vargas.

LEIA MAIS: UPAS’s ganham anexos no enfrentamento da pandemia

Foto: Érika Fonseca