Evaldo destaca que isolamento social é um bom momento para capacitação online

31/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) falou do momento enfrentado pelo avanço do coronavírus pelo Brasil, pelo mundo e por Fortaleza, e que não deve significar um período dominado pelo ócio, pela ansiedade e pela incerteza, mas pode ser um momento de aprendizagem e de formação profissional e […]

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) falou do momento enfrentado pelo avanço do coronavírus pelo Brasil, pelo mundo e por Fortaleza, e que não deve significar um período dominado pelo ócio, pela ansiedade e pela incerteza, mas pode ser um momento de aprendizagem e de formação profissional e intelectual. O vereador destaca que um grande aliado nessa tarefa de isolamento social é a Rede Mundial de Computadores. “Se a gente conseguir fugir das fakes news e de notícias, que na verdade nos levam a depressão, à crises de pânico, podemos crescer como seres humanos e termos uma formação mais sólida”, avalia o vereador.

05.09.2019
Foto: Érika Fonseca

Segundo Evaldo, o Sebrae, por exemplo, disponibilizou aproximadamente 150 cursos online, nas áreas de empreendedorismo, de economia e outros cursos muito importantes para a formação humana. “Também temos exemplos de diferentes faculdades e escolas de Fortaleza, sejam públicas e privadas, que estão seguindo essa mesma linha. Eu conheço diretores e professores que estão dando aulas online nas redes sociais. Portanto isso pode ser um período de grande ganho na aprendizagem”, observa.

O vereador, que é professor de História, por formação, criou um podcast chamado “O Historiador” lançado nas suas redes sociais, e no Youtube especialmente, onde fala sobre a cidade de Fortaleza. “Vejo esse momento, como uma oportunidade para que as pessoas se capacitem para que quando retornarmos à rotina estejam mais preparadas para os desafios diários, com uma maior aprendizagem e crescimento intelectual. Esse momento de crise vai passar, e enquanto isso vamos aprendendo e melhorando nossa educação através das ferramentas online disponíveis pela internet”, ressalta.

Cursos Sebrae

O Sebrae disponibiliza cerca de 150 cursos online gratuitos, sendo os mais procurados os de Gestão Financeira, Marketing Digital, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, Aprendendo a Empreender e Gestão de Pessoas. Ao final dos treinamentos, é oferecido certificado digital de participação, com verificação de autenticidade. No mês passado, sete novos cursos foram incluídos na plataforma, sendo seis deles com foco na área de inovação e desenvolvimento de startups.

Cursos Sebrae Gratuitos: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

O Hisoriador – Evaldo Lima: https://www.youtube.com/watch?v=b8FP9phXT3k