Fortaleza recebe novas doses e retoma vacinação contra gripe

30/03/2020 - Silmara Cavalcante

A campanha de vacinação contra a gripe (H1N1, H3N2 e influenza b) retomou nesta segunda-feira (30), em postos de saúde e escolas municipais de Fortaleza. Nesta fase da campanha, o público-alvo continua sendo a população acima de 60 anos e os profissionais da saúde. Confira a lista de escolas e postos de saúde onde ocorre […]

Campanha de vacinação contra gripe na escola municipal Maria de Lurdes Ribeiro Jereissati- Bairro Tancredo neves

Confira a lista de escolas e postos de saúde onde ocorre a vacinação

Para evitar aglomerações, a secretária da Saúde, Joana Maciel, recomenda que a população procure preferencialmente as escolas municipais para receber a vacina. “As escolas têm um ambiente mais amplo, evitando aglomerações neste momento de transmissão do vírus”, explica.

A vereadora Cláudia Gomes (sem partido ), membro da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, ressaltou que a vacina é contra a gripe e não coronavírus como muitos estão confundindo. Mesmo assim, a parlamentar destaca a importância da vacina contra a gripe.

“Procure a escola ou o posto de saúde mais próximo da sua casa. São 200 escolas municipais e 113 postos de saúde participando dessa vacinação. É uma importante ação para garantir a saúde de todos”, declarou a vereadora.

Coronavírus aumenta importância de se vacinar contra a gripe

Proteger a população do influenza pode ajudar a combater indiretamente a atual pandemia do novo coronavírus.

A aplicação de doses contra a gripe é considerada fundamental para não sobrecarregar a rede de atendimento, facilitar o diagnóstico da covid-19 e evitar casos em que o novo vírus contamine pessoas já debilitadas pelo influenza.

O atendimento será feito nas unidades escolares entre o horário de 8h às 17h‬, e nos postos de saúde, ‪de 7h30‬ ‪às 18h30‬.

Vacina em domicílio

Aos idosos com mais de 80 anos ou entre 60 a 79 anos que estejam acamados, as equipes da SMS estão aplicando a vacina em domicílio. Para esse tipo de atendimento, o cidadão conta com duas ferramentas para solicitação: o endereço https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/ e o número de Whatsapp (85) 9.9989-4799.

Drive vacina

Regime de drive thru em que a imunização é realizada sem que o idoso precise sair do veículo, continua sendo disponibilizado nos estacionamentos dos shoppings Riomar Papicu, Riomar Kennedy, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, Via Sul e Iguatemi nos finais de semana.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Érika Fonseca