Cuidados com a higiene em casa e no trabalho podem evitar infecção pelo coronavírus

27/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Com a recomendação de permanecer em casa devido a chegada do coronavírus no Estado, as pessoas devem ter um cuidado especial na limpeza das residências e do ambiente de trabalho. Todos os ambientes compartilhados devem ser limpos com regularidade, além de separar os objetos de uso pessoal e realizar a limpeza do banheiro sempre que […]

Com a recomendação de permanecer em casa devido a chegada do coronavírus no Estado, as pessoas devem ter um cuidado especial na limpeza das residências e do ambiente de trabalho. Todos os ambientes compartilhados devem ser limpos com regularidade, além de separar os objetos de uso pessoal e realizar a limpeza do banheiro sempre que for usado.

A pessoa que for limpar a casa é bom utilizar máscara, luva, óculos e avental. Todas as superfícies de contatos constantes devem ser limpas: pia, maçanetas, mesas, interruptores, assentos de sofá, cadeiras e vaso sanitário, torneiras. A limpeza deve ser feita com sabão, álcool acima de 70% e desinfetantes. É necessário manter as lixeiras com tampas fechadas e usar saco hermeticamente fechado.

Não é necessário manter isolamento de animais de estimação, pois eles pegam outro tipo de coronavírus, inclusive prevenido pelas vacinas V8 e V10, recomendada para cães.

No trabalho

O ambiente de trabalho deve também estar limpo e higienizado. As superfícies das mesas e estações de trabalho devem ser limpas com desinfetante regularmente, porque a contaminação de superfícies é uma das principais formas de disseminação do coronavírus e outras infecções.

É importante, sempre que possível, a lavagem completa das mãos pelos funcionários, colaboradores e clientes. Nos ambientes de trabalho devem ser colocados dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos. Além disso, é importante disponibilizar folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros.

A higiene respiratória também é importante. Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel e jogá-lo no lixo. Caso não tenha um lenço no momento, pode colocar o cotovelo na frente da boca e do nariz. Além disso, é bom evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Os funcionários que apresentem tosse ou febre leve (37.3º ou mais) devem ficar em casa. Se eles tiverem que tomar medicamentos como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina, que podem mascarar a infecção, também devem permanecer em casa. É uma medida importante para evitar a contaminação dos outros funcionários.