Covid-19: Fortaleza contará com dois novos abrigos temporários para crianças e adolescentes

27/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio anunciou a entrega de dois novos abrigos temporários para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Fortaleza adaptará as instalações de dois equipamentos do Município: um Centro de Educação Infantil e um Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS). A medida reforça as ações de […]

Centro de Educação Infantil Airton José Vidal Queiroz

O prefeito Roberto Cláudio anunciou a entrega de dois novos abrigos temporários para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Fortaleza adaptará as instalações de dois equipamentos do Município: um Centro de Educação Infantil e um Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS). A medida reforça as ações de combate e prevenção ao novo coronavírus.

A Secretaria Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza tem ampliado o atendimento de crianças, adolescentes e da população de rua nesse período de enfrentamento do coronavírus.  Segundo o titular da pasta, Elpídio Nogueira, com relação as crianças e adolescentes foram criados dois novos abrigos temporários – em Messejana em funcionamento e o da Sapiranga, que deve ser inaugurado até este sábado.  “Quando o prefeito Roberto Cláudio determinou aos secretários que tomassem todas as medidas para amenizar e interromper a propagação do vírus, tomamos como medida prioritária, manter e ampliar os cuidados com a população mais carente da cidade”, afirmou.

O Secretário destaca que a pasta manteve todos abrigos funcionando. Os destinados às crianças e adolescentes, tiveram um olhar especial, com a realização de uma programação especial, com materiais didáticos e alguns jogos lúdicos para que as crianças e adolescentes pudessem passar o tempo com mais brincadeiras e mais aprendizado.

Ampliação do atendimento à população de rua

Elpídio afirma que com relação aos demais equipamentos: Centros de População de Rua (Centro Pop); abrigos para homens, mulheres e de família; pousadas; restaurantes populares; refeitório social, todos estão em pleno funcionamento para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ele observa foram realizadas algumas mudanças no atendimento no Restaurante Popular. “De início nos mudamos a logística do Restaurante Popular, onde 1.300 pessoas almoçam diariamente e fica um aglomerado muito grande. Então passamos a distribuir as quentinhas para reduzir o fluxo. Depois vimos uma melhor saída, que foi a divisão em grupos. Um fica no restaurante e outro no Ginásio Coberto da Parangaba,” ressaltou. Com relação ao refeitório social, que atende 400 pessoas em situação de rua, diariamente, a Secretaria resolveu fazer a entrega da alimentação no Parque da Criança, em 4 pontos diferentes.

Elpídio esclarece que foram criados dois abrigos novos para pessoas em situação de rua, e um terceiro está em fase de conclusão e até segunda-feira será inaugurado. “Além disso, conseguimos liberar 144 auxílios moradias para as pessoas em situação de rua e estamos dando uma cesta básica para essas famílias, para que elas tenham moradia e alimentação, pelo menos durante esse período de pandemia do Coronavírus”.

Vacinação – Outra ação que se inicia na próxima deverá priorizar as pessoas em situação de rua na Campanha de Vacinação contra a Gripe. “São muitas as medidas que estamos tomando para amenizar e proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade em Fortaleza,” concluiu Elpídio Nogueira.

Abrigos

Em Messejana tem capacidade para acolher 20 adolescentes, com idade entre 12 a 18 anos. Na Sapiranga atenderá 10 crianças, entre 7 a 12 anos de idade. Nas unidades serão oferecidos os serviços básicos de alimentação, banho e distribuição de kits de higiene, além de orientações sobre a prevenção da pandemia. Além desses dois abrigos provisórios, o município conta com mais quatro unidades de Acolhimento Institucional que estão funcionando normalmente.

População de rua

Quanto a população de rua de Fortaleza, a Prefeitura também abriu dois novos abrigos temporários na última quarta-feira (25), em caráter emergencial. Cada um possui 150 vagas. Um abrigo está localizado na Barra do Ceará (Rua Dr. José Roberto Sales, 830) e o outro no Centro (Rua Solon Pinheiro, 898). Mas as unidades voltadas para atendimento assistencial à população de rua de Fortaleza continuam funcionando, embora com os horários flexibilizados e sem as atividades de aglomeração.

Horários de funcionamento da rede assistencial para pessoas em situação de rua em Fortaleza:

– Refeitório Social: Rua Padre Mororó, 686 – Centro

10h às 13h – Almoço