Ritmo do contágio por coronavírus avança, após um mês do primeiro caso registrado no Brasil

27/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Um mês se passou desde que o primeiro caso de infecção por coronavírus foi confirmado no Brasil. Saiba como está a situação atual do País e como o poder público do Ceará e de Fortaleza trabalha para conter o contágio

Um mês após o primeiro registro de infecção por coronavírus no Brasil, o país contabiliza 2.915 casos confirmados e 77 mortes decorrentes dos agravos da doença Covid-19. No Ceará, houve, ontem (26), a confirmação dos três primeiros óbitos da pandemia — todos em Fortaleza. Segundo o Ministério da Saúde (MS), só no último dia, foram registrados, em todo o território brasileiro, 482 novos casos. E, sobre perspectivas de futuro, o secretário-executivo do MS, João Gabbardo, projetou que a população deve enfrentar mais “30 dias difíceis”.

A progressão do contágio faz com que o poder público busque soluções mais rápidas e assertivas. “Autorizei a compra de R$ 200 milhões em equipamentos e insumos”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana, em transmissão via Facebook ao fim da tarde da quinta-feira, 26. O governador admitiu que estruturar a rede de saúde para atender à demanda da população infectada tem sido “desafio no mundo inteiro”.

Camilo Santana (PT)

Além disso, Camilo informou que nesta sexta-feira, 27, deve se reunir com o setor produtivo local — comércio e indústria — para dialogar sobre a pandemia, compartilhar estudos feitos por sua equipe sobre o impacto do isolamento social para a economia e buscar soluções para a manutenção dos empregos. “Temos mantido diálogo com todos os segmentos”, afirmou.

Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, fez transmissão ao vivo logo após o governador. Lamentou os óbitos confirmados na Capital e prestou contas sobre suas atividades recentes, destacando a mobilização para o aumento da oferta de leitos de internação e UTI, a abertura de dois abrigos sociais com capacidade de 150 pessoas para atender à população de rua e a preparação para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe.

“Está claro de que não se trata de uma gripezinha simples, uma virose comum. A gente está enfrentando o desconhecido, uma epidemia de ordem global, que tem atingido gravemente vários países, inclusive, mais ricos e mais bem estruturados”, reconheceu o gestor, reforçando o isolamento social como principal ação para conter o avanço da Covid-19.

Vereadores de Fortaleza

Na primeira reunião remota com todos os parlamentares de Fortaleza, a Câmara Municipal também tomou medidas importantes. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), anunciou a destinação de cerca de R$ 7 milhões para o tratamento da Covid-19 na rede municipal de saúde, recurso que deve ser utilizado pelo Executivo, prioritariamente, para a compra de respiradores mecânicos, medicamentos e outros insumos.

Centro de Eventos fará testes rápidos

Também em transmissão pelo Facebook na tarde de ontem (26), o secretário estadual da Saúde, dr. Cabeto, anunciou que o Centro de Eventos do Ceará, na avenida Washington Soares, deve funcionar como local de testagem laboratorial para o novo coronavírus. O gestor afirmou que a prioridade das testagens deve ser para profissionais da saúde que trabalham na linha de frente dos tratamentos da Covid-19. Foram adquiridos 350 mil kits de testes rápidos.

Painel Coronavírus

O Ministério da Saúde também anunciou hoje o “Painel Coronavírus”, uma plataforma online em que a população vai poder acessar os números gerais da pandemia no Brasil. O painel mostra hoje que a maior parte de casos confirmados, por região, está no Sudeste (57%), seguido do Nordeste (16%), Sul (14%), Centro-Oeste (9%) e Norte (4%).

Outra ferramenta online destacada pelo Governo foi um robô de atendimento automático no WhatsApp para responder às principais dúvidas da população sobre o novo coronavírus. Pelo computador, o robô pode ser acessado pelo link https://bit.ly/sauderesponde. Já pelo telefone, basta salvar o número número (61) 9938-0031 à agenda e iniciar uma conversa com “Oi”.

Perfil dos infectados

Ainda de acordo com o Ministério, a maior parte dos casos graves registrados é de pacientes homens. Os óbitos, também. Além disso, as principais comorbidades associadas ao agravamento da doença têm sido, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira: doença hematológica crônica; doença hepática crônica; asma; cardiopatia; diabetes; doença neurológica crônica; pneumopatia; imunodepressão; doença renal crônica e obesidade.

Coronavírus no Ceará e em Fortaleza

O Ceará tem 238 casos confirmados de infecção por coronavírus. A maioria dos registros, segundo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), permanece na Capital (224), onde também foram registradas as primeiras três mortes (duas mulheres, uma de 85 anos e outra de 84 anos, e um homem de 74 anos) pela Covid-19.

No entanto, pacientes infectados também foram contabilizados em Aquiraz (6), Sobral (4), Fortim (1), Groaíras (1), Juazeiro do Norte (1) e Mauriti (1).

Confira o boletim epidemiológico sobre o novo coronavírus (COVID-19) – 26 de março de 2020.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dantas