Ministério da Saúde libera hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19 em casos graves

26/03/2020 - Ana Clara Cabral

Em coletiva, o Ministério da Saúde anunciou ontem (25), que vai começar a aplicar hidroxicloroquina em pacientes infectados pelo novo coronavírus, hospitalizados e em estado grave. Para a viabilizar o tratamento, começa nesta quinta-feira (26), a distribuição de 3,4 milhões de unidades do medicamento aos estados brasileiros. Usada para o tratamento de malária, lúpus e […]

Em coletiva, o Ministério da Saúde anunciou ontem (25), que vai começar a aplicar hidroxicloroquina em pacientes infectados pelo novo coronavírus, hospitalizados e em estado grave. Para a viabilizar o tratamento, começa nesta quinta-feira (26), a distribuição de 3,4 milhões de unidades do medicamento aos estados brasileiros.

Usada para o tratamento de malária, lúpus e artrite reumatoide, a hidroxicloroquina foi liberada com sérias restrições: apenas farão uso da substância pacientes em estado crítico, com monitoramento médico, em ambiente hospitalar e serão cinco dias de tratamento.

De acordo com Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos, o protocolo específico de curto prazo foi elaborado pelo Ministério da Saúde para diminuir a possibilidade de efeitos colaterais, como cegueira. “O medicamento não está indicado para prevenção ou casos leves e fora do ambiente hospitalar”, reforçou.

“Há lacunas no conhecimento acerca do remédio, mas para o grupo de pacientes internados em estado grave, cuja mortalidade é alta (49%), pode ser uma oportunidade de cura. Os estudos continuam em curso para fortalecer nossa estratégia”, afirmou Vianna.

Saiba mais:

A hidroxicloroquina é uma variação menos tóxica da cloroquina e tem sido foco de diversos debates após divulgação de uma pesquisa da China, que indicou a eficácia da substância contra o vírus. A França também teve participação ao testar o medicamento em pacientes, juntamente com o antibiótico azitromicina, e mostrar uma redução na carga viral ao longo de seis dias.

Foto: Mateus Dantas