Coronavírus: UPAS’s ganham anexos no enfrentamento da pandemia

26/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As ações da Prefeitura e do Governo do Estado visam a ampliação do número de leitos na rede hospitalar

A Prefeitura de Fortaleza anunciou a ampliação de leitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS’s) com a construção de instalações anexas. A proposta é que até o final do mês de abril a capacidade de atendimento nas UPAS’s seja ampliada, com a criação de mais 140 leitos, em cinco unidades que possuem espaço no seu entorno. Conforme o prefeito Roberto Cláudio, os anexos começam a ser entregues a partir do dia 3 de abril.

O primeiro anexo a ser entregue é na UPA do Dendê, no Edson Queiroz, um dos bairros com maior número de casos em Fortaleza, que contará 20 novos leitos. Confira o cronograma:

Além do atendimento a pacientes acometidos pelo novo coronavírus (COVID 19), a ampliação visa atender os casos de virose em geral comuns no atual período. “A ideia é aumentar a capacidade de atendimento e de resolutividade de nossas unidades no atual momento, tanto para atender pacientes do Coronavírus, como para os casos de arboviroses comuns nessa época do ano”, ressalta o prefeito.

Novos médicos – A Prefeitura também anunciou para esta quinta-feira o início do trabalho de 75 novos médicos nos Postos de Saúde em áreas mais vulneráveis, onde as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) estavam incompletas. Os profissionais foram treinados pela Escola Saúde Pública e contratados em parceria com o Governo do Estado, através do projeto Médico Família Fortaleza, que visa fortalecer a atenção primária.

Exame rápido – Com relação aos cuidados com os profissionais de saúde, a Prefeitura, além dos kits de exames rápidos adquiridos pelo Estado, adquiriu 15 mil novos kits, que devem chegar até 6 de abril e serão destinados exclusivamente para fazer o exame em profissionais de saúde, que estão atuando e que estejam assintomáticos. Conforme a Prefeitura, além de garantir a saúde dos servidores, o objetivo é manter uma força maior de trabalho de ponta nos hospitais e emergências, reduzindo a contaminação no ambiente da rede hospitalar.

Equipamentos de trabalho – A Prefeitura também vem adquirindo equipamentos e outros materiais para as unidades de saúde, como respiradores e ventiladores, apesar da dificuldade com os fornecedores devido a demanda em todo o mundo por esses materiais.

Governo do Estado

O Governo do Estado também anunciou a ampliação do número de leitos, além dos 230 leitos do novo hospital Leonardo da Vinci, adquirido provisoriamente pelo Estado, o governador Camilo Santana anunciou a criação de mais 150 leitos, estruturados em Hospitais de Campanha, anexos ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital César Cals e o Hospital do Coração. O Govenador afirmou que a ideia é ampliar o número de leitos em quase 1.000, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, nas próximas semanas. “É um trabalho de prevenção diante da realidade que aconteceu em outros países”, disse.

Serão 50 novos leitos em cada unidade, mas estes serão direcionados para internamento. “É uma estrutura provisória, mas com ambiente hospitalar. Escolhermos esses hospitais para aproveitar toda estrutura existente, como a de alimentação e de profissionais mais capacitados, para facilitar a logística do atendimento. A ideia é ampliar essa estrutura para hospitais regionais. Estamos atacando primeiro a capital, pelo grande número de casos que tem se concentrado em Fortaleza. Já contratamos a empresa e a montagem dos Hospitais já começou”, .

Foto: Marcos Moura/PMF