Cearenses no exterior relatam rotina com a pandemia do coronavírus

26/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O novo coronavírus vem assustando o mundo com seu poder de propagação e a agressividade dos sintomas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a disseminação do COVID-19 está acelerando e já ultrapassam mais de 332 mil casos no mundo, sendo registrado em 187 países. Dados divulgados na última segunda (23), a OMS informou que […]

Dados divulgados na última segunda (23), a OMS informou que a China continua sendo o país com o maior número de infecções confirmadas, chegando a 81.601 confirmadas com coronavírus. Seguido da Itália com 59.138, Estados Unidos com 31.573, Espanha com 28.572 e Alemanha com 24.774.

Os números são dinâmicos e até a publicação desta matéria eles podem sofrer alteração.

Cearenses pelo mundo

Existe uma máxima que diz “em cada lugar do mundo você encontra um cearense”, e neste caso, a Agência de Notícias ouviu o testemunho de dois cearenses que moram no exterior e nos contaram como anda o enfrentamento do coronavírus nas cidades de Barcelos (Portugal) e Montreal (Canadá).

(Cleany com seu filho Brunno e esposo Miguel)

Residindo há quase três anos em Barcelos, no norte de Portugal, cidade com pouco mais de 118 mil habitantes, Cleany Dias relatou um pouco da rotina que a população do famoso “Galo de Barcelos” vem passando.

Com o decreto de estado de emergência, a cidade encontra-se em quarentena. A população vem seguindo as orientações repassadas pela Direção Geral da Saúde (DGS), apenas os serviços essenciais estão funcionando, como: supermercados, padarias e farmácias.

Em vídeo gravado no retorno do trabalho para sua casa, Cleany mostra o “movimento” nas ruas de Barcelos e reforça que o momento requer a ajuda de todos e que o isolamento social é necessário para a preservação de vidas.

Vídeo gravado na última terça-feira (24)
Foto: arquivo pessoal

Já direto de Montreal, província de Quebec, no Canadá, o jornalista e estudante de Administração, Felipe Macedo, está fora do Brasil há um ano e sete meses. O cearense falou um pouco da rotina no país com a pandemia de coronavírus e as ações do governo canadense.

Macedo relata a rotina de quarentena, pois em Montreal o Governo também decretou o fechamento de estabelecimentos comerciais e de instituições de ensino, funcionando apenas os serviços essenciais. “O governo do Canadá vem fazendo um bom trabalho. Quando houve os primeiros casos confirmados em Quebec, logo foi imposto a quarentena para as instituições de ensino e para os trabalhos não essenciais”, disse.

Ele ainda destacou que os alunos estão recebendo aulas online e que a previsão de retorno das atividades das instituições de ensino está programada para 1º de maio.

O governo canadense ainda não decretou estado de emergência, mas vêm pedindo que as pessoas pratiquem o autoisolamento. O país já fechou suas fronteiras para todas as viagens, exceto as essenciais, e anunciou um pacote de ajuda de 27 bilhões de dólares canadenses para as pessoas e empresas mais afetadas pela crise.

Férias com retorno difícil

Visita à Basílica da Sagrada Família na Espanha (Foto: arquivo pessoal)

O repórter fotográfico, Evilázio Bezerra, nos contou um pouco de sua viagem em família visitando alguns países da Europa e as dificuldades que enfrentaram para poder retornar ao Brasil depois da ordem de fechamento das fronteiras pela União Europeia.

Evilázio conta que sua viagem foi preparada com muito carinho por um ano e que o sonho de uma vida estaria se realizando. “Nos dois primeiros países, Portugal e Espanha tudo estava normal. Tudo funcionando normalmente, todo mundo vivendo como se não houvesse coronavírus”, disse.

Mas aos poucos o cenário começou a mudar. “Inúmeros casos passaram a ser notificados, até que, no nosso penúltimo dia na Bélgica, o governo expediu um decreto determinando o fechamento de lojas e restaurantes”, disse Evilázio. Em passagem pela Holanda, ele conta que o governo também expediu um decreto determinando o fechamento do comércio. “Sentíamos o cerco fechando”, pontuou.

Aeroporto de Lisboa (Foto: arquivo pessoal)

Devido aos acontecidos, a família teve que antecipar o retorno ao Brasil, mas as dificuldades não pararam. “Assim que chegamos em Lisboa, ficamos 4 horas em pé numa enorme fila para sermos atendidos pela companhia aérea a fim de tentar antecipar ou simplesmente confirmar nossa passagem de retorno ao Brasil”, afirmou. Com as fronteiras fechadas e sem voos para Fortaleza, Evilázio e sua família conseguiram ser alocados em voo para Guarulhos/SP e depois adquiriam com dificuldades passagens para Fortaleza.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, Evilázio e toda família cumprem quarentena. “Conseguimos chegar em casa e desde então estamos em isolamento domiciliar. Ninguém apresenta sintomas, estamos todos bem, mas somos potenciais possuidores, já que esse vírus por muitas vezes é assintomático” finalizou.

Itamaraty orienta brasileiros no exterior afetados com a crise do COVD-19

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) estabeleceu um Grupo Consular de Crise para assistência aos viajantes brasileiros que estão no exterior e foram afetados pela pandemia do novo coronavírus. Os viajantes podem preencher um formulário para receber informações sobre o Covid-19.

Também estão disponíveis números telefônicos para assistência aos brasileiros, divididos em regiões geográficas. Quem está na América do Sul: pode ligar para o telefone: +55 (61) 9826 00 767; na América do Norte, Central e Caribe: + 55 (61) 9826 00 610; Europa: + 55 (61) 9826 00 787; África e Oriente Médio: + 55 (61) 9826 00 568; e Ásia e Oceania: + 55  (61) 9826 00 613

O Itamaraty também sugere que os viajantes se informem pelos perfis da embaixada ou consulado em sua região e pela página de alertas do portal consular.  (Com informações da Agência Brasil)

Foto destaque: Mateus Dantas