Grupos de risco: quem são os mais afetados pelo coronavírus

25/03/2020 - Anna Regadas

A rápida transmissão da nova doença tem preocupado a todos, é importante saber quem está mais vulnerável a doença.

Diante do quadro da pandemia da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) listou alguns dos principais fatores observados nos casos onde o vírus levou os paciente a óbito. Dentre os mais de 15 mil mortos, a estimativa da OMS é de que a idade média de morte é de 68 anos. Ainda segundo o órgão, os pacientes com mais de 65 anos apresentam taxa de mortalidade de 23%, a maior entre todos os quadros. Já entre os pacientes mais jovens , desde crianças até adultos jovens, o índice de mortalidade cai para 2,6% dos casos. 

Um fator que começou a ser investigado pela organização também foi a questão de gênero. Segundo registros da entidade, dentre os pacientes que morreram em decorrência da infecção por coronavírus, os homens representavam até três vezes mais casos do que as mulheres.

A OMS destacou ainda que os pacientes que apresentaram sintomas respiratórios, seja em decorrência da própria covid-19 ou por doenças crônicas e de base, ou infecções respiratórias recentes ou pré-existentes, tiveram taxa de óbito de 16% dentre os casos clínicos registrados.

Dentre as doenças que podem agravar o quadro do Covid-19 estão: diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares, problemas pulmonares, asma, demência e problemas neurológicos. Logo os mais vulneráveis a contrair o Covid-19 e terem complicações graves são aqueles que já têm a situação de saúde mais debilitada.

No caso dos idosos, o que agrava é que a partir de 60 anos, o sistema imunológico tende a se deteriorar, um fenômeno chamado imunossenescência, o que prejudica ainda mais a resposta do organismo a vírus e bactérias.

O fato é que esses grupos de risco já determinados pela Organização Mundial da Saúde precisam ampliar a cautela, reforçando a adoção de medidas de higiene e isolamento social. Isso porque, em comum, eles tendem a apresentar uma imunidade menos apta a reagir a tempo e adequadamente ao coronavírus.

OMS alerta que pandemia está acelerando

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta segunda-feira, 23, que a pandemia do coronavírus está se acelerando no mundo. A estimativa da entidade é de que nos últimos quatro dias os novos casos confirmados da Covid-19 subiram 100 mil. Até ontem foram registradas 15 mil mortes e cerca de 300 mil infectados com a doença. No Brasil, o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde contabiliza 1891 ocorrências com 34 mortes e no Ceará o número é de 164 casos e nenhuma morte.

Segundo a Secretaria do Estado do Ceará, Fortaleza é o município com maior número de casos, registrando 125. Logo após, Aquiraz mantém seis notificações. O município de Sobral tem três casos confirmados. Outros quatro municípios cearenses apresentam um caso cada. No âmbito nacional, o Estado do Ceará é terceiro com o maior número de pacientes confirmados, ficando atrás apenas de São Paulo (745) e Rio de Janeiro (233).

Foto: Mateus Dantas