Covid-19: Fortaleza inicia semana com vias e espaços públicos esvaziados

24/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Fechamento do comércio e isolamento social são algumas das principais medidas de enfrentamento ao coronavírus

Praia do Náutico

Com ruas, avenidas e espaços públicos esvaziados, a Capital cearense inicia a segunda semana de escalada do contágio por coronavírus (Covid-19) com cada vez menos pessoas fora de casa. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), foi registrada ontem, 23, apenas 21% da demanda normal de passageiros em dia útil. Devido a redução do número de usuários, a frota de ônibus foi reduzida. O sistema operou nesta terça-feira, 24, com 50% da frota.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem atuado na fiscalização de estabelecimentos que, por decreto estadual, não podem funcionar neste momento. O órgão informou que, apesar de a maioria da população obedecer às regras de circulação, “alguns querem resistir”. Esses, de acordo com a corporação, estão sujeitos a detenção e condução às delegacias de plantão na cidade.

Coronavírus: Governador intensifica medidas e decreta fechamento do comércio por 10 dias

Tendo o isolamento social como principal estratégia para evitar a transmissão do coronavírus, provocador da doença Covid-19, a Polícia Militar orienta que as pessoas permaneçam em suas casa evitando locais como praças e campos de futebol.

As equipes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também têm fiscalizado praias, espaços públicos e feiras como o Mercado dos Peixes. Em nota, o órgão informou ainda que, sem aplicar autuações — até agora, nenhuma foi registrada — tem feito alertas a estabelecimentos comerciais que permanecem abertos ao público.

>> A Beira Mar e o Mercado dos Peixes são locais da cidade que sempre registraram grande fluxo de pessoas antes da quarentena

Estabelecimentos de venda de alimentos como o Mercado São Sebastião, por exemplo, podem permanecer funcionando. Contudo, somente para comercializar os produtos. A ordem é de que, nesses locais, as praças de alimentação suspendam o atendimento ao público, podendo manter apenas serviços de delivery.

Canal de denúncia – Ligue 190

Decreto estadual publicado em Diário Oficial na última quinta-feira, 19, orienta que todo o comércio do Estado permaneça fechado como medida de enfrentamento ao coronavírus. Se você vê um desses espaços funcionando deve acionar a Polícia Militar pelo número 190.

Veja o decreto na íntegra e saiba quais estabelecimentos não podem funcionar. Clique aqui

Covid-19 em Fortaleza e no Ceará

De acordo com o último informe da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Estado tem, hoje, 185 casos confirmados de infecção por coronavírus. Destes, 170 somente em Fortaleza.

Assista ao comunicado da tenente-coronel Fátima de Paula, assessora de comunicação da Polícia Militar do Ceará.

Fotos: Érika Fonseca